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A política educacional do esporte e o centro de iniciação desportiva no Distrito Federal: um estudo sobre gestão educacional

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Autor Rezende, Sergio Wilson de Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2995130100030577;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A política educacional do esporte e o centro de iniciação desportiva no Distrito Federal: um estudo sobre gestão educacional;
Resumo O Projeto Centro de Iniciação Desportiva do Distrito Federal (CID) é uma política educacional esportiva com mais de três décadas, organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atende a alunos da rede pública de ensino no contraturno escolar e tem como objetivo proporcionar vivência na cultura corporal e motora, por meio das modalidades esportivas. Tendo tal contexto em vista, esta pesquisa propõe-se a analisar a relação estabelecida entre a gestão educacional e o papel educacional do CID nas escolas pesquisadas, considerando o campo das políticas públicas educacionais. Para isso, discute as perspectivas dessa política educacional esportiva, revisitando sua trajetória histórica por meio das fundamentações legais do esporte a partir da década de 1980. Para além disso, o estudo problematiza a proposta pedagógica e seus marcos regulatórios, financeiros e de disseminação do seu papel educacional, esportivo e social. Em termos metodológicos, a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa, apoiada na análise documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram discutidos a partir de uma abordagem de análise de políticas educacionais em três dimensões: a cognitiva, a instrumental e a normativa. Os resultados revelaram que o CID, a partir da sua formação, fundamentou-se em um conceito de esporte competitivo e de alto rendimento. Ao avançar na pesquisa, percebeu-se, à luz da gestão educacional e escolar, uma perspectiva de reorientação pedagógica do CID, por meio da proposição do PPP das escolas-polo e do engajamento dos envolvidos no processo de construção coletiva e integrada. A reorientação pode conferir ao CID o aperfeiçoamento do seu papel político, educacional e esportivo, e sobretudo político-pedagógico, em tempos em que a política pública torna-se instrumento de garantia de direitos constitucionais e democráticos.;
Abstract The Federal District's Center of Sport Initiation Project (CID) is an educational sports policy with more than three decades, organized by the Federal District's State Secretary of Education. It serves students from the public net of education in after-school hours and aims at providing them with experience in the corporal and motor culture, by means of engaging them in sports modalities. In view of such context, this study proposes to analyze the relation established between the educational management and the educational role of the CID in the researched schools, considering the field of educational public policies. In this regard, it discusses the perspectives of this sports educational policy, revisiting its historical background by means of the Brazilian sports legal bases from the decade of 1980. Moreover, the study approaches its pedagogical proposal and financial landmarks, as well as the ones related to dissemination of its social, educational sports role. Methodologically, the research was developed by means of a qualitative approach, supported by a documentary analysis and by the conducting of semi-structured interviews. The collected data was studied from a perspective of analysis of educational policies in three dimensions: the cognitive, the instrumental, and the normative one. The results showed that the CID, from its creation, was based on a concept of competitive and high-performance sport. When advancing in the research, it was perceived, in light of the educational and school management, a perspective of pedagogical reorientation of the CID, by means of the proposal of the school hubs’ Political-Pedagogical Project (PPP) and the engagement of the involved ones in the process of collective and integrated construction. The reorientation can confer to the CID the improvement of its political, educational, and overall political-pedagogical role, in times in which public policies become a guarantee instrument of democratic, constitutional rights.;
Palavras-chave Política educacional; Política esportiva; Educação básica; Gestão educacional; Projeto Político-Pedagógico; Educational policy; Sports policy; Basic education; Educational management; Political-Pedagogical Project;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9298;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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