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Consumo de moda: um cenário possível de ressignificação pelo design estratégico

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Autor Schneider, Juliana de Medeiros;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5064016138606796;
Orientador Bentz, Ione Maria Ghislene;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6519799563088833;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Consumo de moda: um cenário possível de ressignificação pelo design estratégico;
Resumo A moda como vestuário, caracterizada pela efemeridade de seus produtos, mostra-se como um dos agentes de desequilíbrios sociais e ambientais. O consumo não consciente de moda alimenta esses desequilíbrios. O objetivo deste trabalho é propor um cenário de futuro para a ressignificação do consumo de moda, através da metodologia do design estratégico. Para o desenvolvimento desta pesquisa social em Design, aplicou-se um método qualitativo, de natureza exploratória, constituído por cinco ciclos: os dois primeiros são referentes à moda; o terceiro e o quarto, relativos ao design, ambos constituídos por pesquisa bibliográfica e coleta de dados; e o quinto ciclo trabalha na elaboração e proposição de um cenário de futuro. Os resultados da pesquisa indicam que uma mudança de comportamento rumo a um consumo sustentável tem como importante pilar a informação. Ela deverá informar aspectos como procedência, transparência dos processos e consciência dos danos envolvidos na cadeia de produção de moda. Como suporte a uma educação para o consumo consciente, foi sugerida uma plataforma como recurso habilitante, para incentivo a novos modos de consumir. Assim, pelo acesso facilitado das informações, será possível alcançar resultados favoráveis à educação para o consumo consciente de moda.;
Abstract Fashion as apparel, characterized by the ephemerality of its products, shows itself as an agent of social and environmental imbalances. Non-conscious fashion consumption fuels these imbalances. The objective of this work is to propose a future scenario for the resignification of fashion consumption, through the methodology of strategic design. For the development of this social research in Design, an exploratory qualitative method was applied, consisting of five cycles: the first and second are related to fashion; the third and fourth, related to design, both consisting of bibliographic research and data collection; and the fifth cycle, works on the elaboration and proposition of a future scenario. The results of the research indicate that a change in behaviour towards of sustainable consumption has information as an important pillar. It should inform aspects such as origin, transparency of processes and awareness of the damages involved in the production of fashion products. In support of an education for conscious consumption, a platform was suggested as an enabling resource to encourage new ways of consuming. Therefore, by facilitating access to information it will be possible to achieve results favorable to fashion-conscious consumption education.;
Palavras-chave Moda; Consumo; Design estratégico; Sustentabilidade; Fashion; Consumption; Strategic design; Sustainability;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9306;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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