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A (trans)formação continuada como vetor de e para a inovação em contexto(s) de ensino da escrita

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Autor Motta, Caroline Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5048964051672003;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A (trans)formação continuada como vetor de e para a inovação em contexto(s) de ensino da escrita;
Resumo A partir do embasamento teórico sobre inovação em contexto de ensino de Língua Portuguesa (SIGNORINI, 2007), ensino da escrita (KOCH; ELIAS, 2010, DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), desenvolvimento profissional (BRONCKART, 2013) e estágios de processos de mediação formativa (BRONCKART, 2006), o objetivo desta dissertação é analisar se o processo de formação continuada, denominado “Ensino de Língua Materna e Projetos Didáticos de Gênero nos Anos Finais do Ensino Fundamental”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, configurou-se como um vetor de e para a inovação no ensino da escrita na educação básica. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (DÖRNYEI, 2007), com base especificamente no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2013), realizou-se a análise de três momentos específicos da formação: (i) a realização de uma atividade que buscou evidenciar as representações prévias das professoras colaboradoras desta pesquisa sobre aulas voltadas ao ensino da escrita; (ii) a vivência experiencial delas em uma atividade de produção inicial proposta pelo trabalho com projetos didáticos de gênero (PDG), sob o princípio de homologia de processos (SCHÖN, 2000); e (iii) o retorno à práxis docente, a partir do planejamento de um PDG (GUIMARÃES; KERSCH, 2014) e, mais especificamente, de oficinas voltadas ao trabalho com produção escrita. A partir de categorias linguístico-discursivas relacionadas à arquitetura textual (BRONCKART, 1999), analisou-se: (i) o conteúdo temático das verbalizações das professoras colaboradoras e a progressão textual desse conteúdo a partir de usos de tipos de discurso específicos e de mecanismos de textualização de conexão e de coesão nominal, procurando identificar pistas sobre as representações prévias e possíveis momentos de tomada de consciência sobre o ensino da escrita na perspectiva de PDG; (ii) o conteúdo temático das oficinas planejadas por elas em relação ao(s) foco(s) do ensino da escrita. Os resultados desta pesquisa sugerem que: a) o planejamento de PDGs pode contribuir para práticas de ensino da escrita situadas e consistentes com uma proposta dialógica de produção de textos; b) a formação continuada proposta se configurou como um vetor de e para a inovação em relação a um ensino da escrita com foco na interação porque as professoras colaboradoras evidenciaram, nas oficinas do PDG planejado, que assumiram uma postura diferente da que aparentemente tinham ao ingressarem no processo de formação; c) o foco em uma concepção específica de ensino da escrita evidenciou que outros focos e operações tendem a ser enfraquecidos, sendo necessário retomá-los em processos de mediação formativa futuros. Esta pesquisa contribui, portanto, para investigações, no campo da Linguística Aplicada, que busquem promover e analisar o desenvolvimento profissional de professores em processos de formação continuada.;
Abstract From the theoretical basis on innovation in the context of Portuguese language teaching (SIGNORINI, 2007), teaching writing (KOCH; ELIAS, 2010, DOLZ; GAGNON; DEC NDIO, 2010), professional development (BRONCKART, 2013) and stages formative mediation processes (BRONCKART, 2006), the aim of this dissertation is to analyze if the process of continuing education, called “Mother Language Teaching and Genre Education Projects in the Final Grades of Elementary School”, promoted by the Postgraduate Program in Applied Linguistics of Unisinos, in partnership with the Education Municipal Office of Novo Hamburgo / RS, has been configured as a vector of and for innovation in the teaching writing in basic education. For this purpose, from a qualitative research approach (DÖRNYEI, 2007), based specifically on the framework of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2013), the analysis of three specific formation moments was performed: (i) the accomplishment of an activity that sought to highlight the previous representations of the collaborating teachers of this research about classes focused on the teaching writing; (ii) their experiential livingness in an initial production activity proposed by working with genre education projects (PDG), under the principle of process homology (SCHÖN, 2000); and (iii) the return to teaching praxis, based on the planning of a PDG (GUIMARÃES; KERSCH, 2014) and, more specifically, workshops focused on writing production work. For this purpose, from a qualitative research approach (DÖRNYEI, 2007), based specifically on the framework of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2013), the analysis of three specific formation moments was performed: (i) the accomplishment of an activity that sought to highlight the previous representations of the collaborating teachers of this research about classes focused on the teaching writing; (ii) their experiential livingness in an initial production activity proposed by working with genre education projects (PDG), under the principle of process homology (SCHÖN, 2000); and (iii) the return to teaching praxis, based on the planning of a PDG (GUIMARÃES; KERSCH, 2014) and, more specifically, workshops focused on writing production work. From linguistic-discursive categories related to textual architecture (BRONCKART, 1999), we analyzed: (i) the thematic content of the collaborative teachers' verbalizations and the textual progression of this content from the use of specific discourse types and mechanisms of connection textualization and nominal cohesion, seeking to identify clues about previous representations and possible moments of awareness about the teaching writing from the perspective of PDG; (ii) the thematic content of the workshops planned by them in relation to the focus (s) of the teaching writing. The results of this research suggest that: a) the planning of PDGs can contribute to writing teaching practices situated and consistent with a dialogical proposal of text production; b) the proposed continuing education is configured as a vector of and for innovation in relation to an interaction-focused teaching writing, because the collaborating teachers evidenced, in the planned PDG workshops, that they assumed a different attitude from what they apparently had when they entered in the formation process; c) the focus on a specific concept of writing teaching showed that other focuses and operations tend to be weakened, and it is necessary to resume them in the future formative mediation processes. Therefore, this research contributes to investigations in the field of Applied Linguistics that seeks to promote and analyze the professional development of teachers in continuing education processes.;
Palavras-chave Formação continuada de professores; Inovação em contextos de ensino; Ensino da escrita; Projeto didático de gênero; Interacionismo sociodiscursivo; Continuing teacher education; Innovation in teaching contexts; Teaching writing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-01-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9332;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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