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Avaliação do comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto com inserção de resíduos de pneus inservíveis

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Autor Simonetti, Camila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4016423555585379;
Orientador Tutikian, Bernardo Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9916860252080305;
Co-orientador Silva Filho, Luiz Carlos Pinto da;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3933111188654098;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Avaliação do comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto com inserção de resíduos de pneus inservíveis;
Resumo A deposição inadequada de pneus inservíveis é um caso de destaque quando se discute a mitigação de impactos sanitários e ambientais, fato que tem motivado várias pesquisas sobre possíveis métodos de aproveitamento desse tipo de rejeito. A construção civil vem se mostrando como uma consumidora potencial de resíduos, dada a sua capacidade de absorver grandes quantidades de material, a busca por alternativas para superar a escassez de matérias-primas naturais, o interesse em reduzir a pegada ambiental das obras e a boa capacidade de encapsulamento de diversos contaminantes pelas matrizes de concreto. A possibilidade de incorporação de resíduos reciclados de pneus inservíveis em concreto já foi consolidada em pesquisas anteriores. Entretanto, nota-se uma lacuna acerca do desempenho desses concretos quando submetidos a elevadas temperaturas. O presente trabalho busca avaliar o comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto, elaboradas com material reaproveitado de pneus inservíveis, empregando tanto a fibra metálica reciclada quanto agregado reciclado da borracha. O programa experimental envolveu a caracterização de propriedades físicas e mecânicas dos concretos, além de ensaios de reação e de resistência ao fogo. Além do concreto referência sem resíduos, foram testados traços com substituição de agregado miúdo por agregado reciclado de borracha nas proporções de 5% e 10%, em volume; e outras misturas com adição de teores de fibra metálica reciclada de pneus da ordem de 0,5% e 1,5%, em volume. Quanto à reação ao fogo, os resultados obtidos indicam que os concretos com resíduos de pneu testados, exceto o concreto referência, são classificados como combustíveis, devido à ocorrência de chamejamento durante o ensaio de incombustibilidade. Não houve propagação de chamas, nem registro de emissão de fumaça significativo. Quanto à resistência ao fogo, os concretos com fibra metálica reciclada, e com 5% de borracha, evidenciaram comportamento similar ao concreto referência frente aos parâmetros verificados durante este ensaio. Já o concreto com 10% de borracha registrou desplacamento explosivo e resultou em desempenho inferior em termos de isolamento térmico e de estanqueidade.;
Abstract The inappropriate disposal of waste tires represents a major concern regarding the mitigation of sanitary and environmental impacts from this action. This issue has motivated several studies on possible methods for reusing these elements. Civil construction can be a potential consumer of this type of waste due to the following reasons: its capacity for consuming large amounts of materials, its search for alternatives to overcome the shortage of raw materials, its interest in reducing the environmental footprint from construction projects, and its capacity to encapsulate contaminants in the cement matrix. The possibility of incorporating waste tires residue into concrete has already been consolidated in several previous studies, but there is a gap in the knowledge about how the concrete made with recycled tire materials behaves when exposed to high temperatures. This study aims to investigate the performance of precast concrete panels made with waste tires residues when exposed to fire when using the recycled steel fiber and the recycled rubber aggregate separately. The experimental design consisted in essays for the characterization of the physical and mechanical properties of the concrete produced with the recycled materials, as well as fire reactions and fire resistance tests. Besides the reference concrete without any residues, mixtures were prepared containing rubber particles used as partial replacement of fine aggregate at a proportion of 5% and 10% in volume, and other mixtures containing recycled steel fibers included at 0.5% and 1.5% of total volume. In terms of fire reaction, the results indicated that both groups of concretes with residues, unlike the conventional concrete, were classified as combustible due to the presence of sustained flaming during non-combustibility tests. There was neither flame propagation nor the register of smoke optical density. In the fire resistance tests, the recycled steel fiber reinforced concretes and those containing 5% recycled rubber aggregate presented similar behavior when compared to the conventional concrete on thermal insulation, sealing, and stability. The concrete made with 10% recycled rubber aggregate registered the occurrence of explosive spalling and worse thermal insulation and sealing.;
Palavras-chave Segurança contra incêndio; Reação ao fogo; Resistência ao fogo; Placa de vedação de concreto; Pneu inservível; Fire safety; Fire reaction; Fire resistance; Precast concrete panels; Waste tire;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-05-25;
Agência de fomento Programa de Incentivo Educacional e à Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9345;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil;


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