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A interdisciplinaridade como paradigma nos contextos de cursos de licenciatura em filosofia em duas instituições de ensino superior do sul do Brasil

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Autor Mazzonetto, Clenio Vianei;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2860961944480670;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A interdisciplinaridade como paradigma nos contextos de cursos de licenciatura em filosofia em duas instituições de ensino superior do sul do Brasil;
Resumo Esta tese apresenta como temática a interdisciplinaridade e suas expressões nos contextos de políticas educacionais de formação docente e de cursos de Licenciatura em Filosofia. Aborda sobre as possibilidades e limites para um paradigma interdisciplinar na educação, no horizonte das políticas de formação docente e nas propostas pedagógicas de cursos de Licenciatura em Filosofia em duas instituições de ensino superior da Região Sul do Brasil. Trata da racionalidade moderna subscrita na subjetividade, sendo decisivamente influenciada pelo cogito cartesiano, fundado na consciência subjetiva do sujeito que opera como projeção unificadora do conhecimento e na determinação de certeza da verdade enquanto produzida pela razão. A partir de meados do século XX, passou-se a discutir a interdisciplinaridade como possibilidade de superação dos déficits educacionais e do modo de construção do conhecimento, produzidos pelo paradigma anterior, na perspectiva de tensionamento e superação da racionalidade moderna que se apresentava de forma fragmentada. Esta tese discutiu, por meio do paradigma interdisciplinar, a possibilidade de construir conhecimento, bem como a formação docente, para que esses possam ser contemplados com diálogo, intersubjetividade, inter-relações e pluri conhecimentos, para que, dessa forma, se contemple um processo educativo holístico com princípios éticos. O objetivo geral foi analisar possibilidades e limites da operacionalização do paradigma interdisciplinar na educação, no horizonte das políticas de formação docente (PIBID e PARFOR) e nas propostas pedagógicas de cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. Esta investigação apoia-se, metodologicamente, na abordagem qualitativa à luz da dialética-hermenêutica para a compreensão do objeto estudado. Para a construção dos resultados, foi necessária a análise documental dos Projetos Políticos dos Cursos de Licenciatura em Filosofia das universidades em questão, bem como, também, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em grupo, com os docentes que compõem o colegiado dos cursos de Licenciatura em Filosofia das instituições pesquisadas e submetidas à análise de conteúdo. Nas dimensões administrativas e pedagógicas, as políticas do PIBID e do PARFOR, nos PPCs dos cursos, sinalizam as possibilidades de realização de atividades articuladas ao encontro do paradigma interdisciplinar. Os docentes apontaram que existem alguns limites na operacionalização da interdisciplinaridade, mas, por outro lado, demonstraram que acontecem ações que vêm ao encontro do paradigma interdisciplinar nos cursos de Licenciatura em Filosofia. Considera-se, portanto, que os conhecimentos construídos, nesta investigação, possam contribuir para ampliar as discussões e implementação do paradigma interdisciplinar.;
Abstract This thesis has as its theme interdisciplinarity and its expressions in the contexts of educational policies for teacher education and undergraduate courses in Philosophy. It discusses the possibilities and limits for an interdisciplinary paradigm in education, within the scope of teacher education policies and in the pedagogical proposals of undergraduate courses in Philosophy in two higher education institutions in the Southern Region of Brazil. It deals with modern rationality subscribed to subjectivity based on the Cartesian cogito, the subjective consciousness of the subject that operates as a unifying projection of knowledge and the determination of truth as certainty of reason. From the mid-twentieth century onwards, interdisciplinarity began to be discussed as a possibility of overcoming educational deficits and the way of building knowledge, produced by the previous paradigm, overcoming fragmented subjective rationality. This thesis discussed, through the interdisciplinary paradigm, the possibility of building knowledge, as well as teacher training, so that they can be contemplated with dialogue, intersubjectivity, interrelationships and multi-knowledge, so that, in this way, a process of holistic education is contemplated. The general objective was to analyze possibilities and limits of the operationalization of the interdisciplinary paradigm in education, within the horizon of teacher training policies (PIBID and PARFOR) and in the pedagogical proposals of undergraduate courses at the University of Passo Fundo (UPF) and the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) - Chapecó Campus. This investigation is supported, methodologically, in the qualitative approach in the light of the dialectic-hermeneutics for the understanding of the studied object. For the construction of the results, a documentary analysis of the Political Projects of the Degree Programs in Philosophy of the universities in question was necessary, as well as, semi-structured interviews were conducted, in group, with the professors that make up the collegiate of the Degree courses in Philosophy of the institutions researched and submitted to content analysis. In the administrative and pedagogical dimensions, the policies of PIBID and PARFOR, in the PPCs of the courses, signal the possibilities of carrying out activities articulated to meet the interdisciplinary paradigm. The professors pointed out that there are some limits in the operationalization of interdisciplinarity, but, on the other hand, they demonstrated that actions take place that meet the interdisciplinary paradigm in the Philosophy Degree courses. Therefore, it is considered that the knowledge constructed in this investigation can contribute to expand the discussions and implementation of the interdisciplinary paradigm.;
Palavras-chave Paradigma interdisciplinar; Interdisciplinaridade na educação; Políticas de formação docente; Racionalidade moderna; Intersubjetividade na educação; Interdisciplinary paradigm; Interdisciplinarity in education; Teacher training policies; Modern rationality; Intersubjectivity in education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-07-01;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9365;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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