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Efeitos do contexto universitário brasileiro sobre as intenções empreendedoras de estudantes

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Autor Rudnicki, Sara;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2047791799283624;
Orientador Puffal, Daniel Pedro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1145634478992742;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Efeitos do contexto universitário brasileiro sobre as intenções empreendedoras de estudantes;
Resumo Como a universidade pode incentivar o empreendedorismo é um tópico emergente. Sabe-se que os alunos aprendem, não apenas com programas educacionais, mas também com o contexto em que estão inseridos. O objetivo deste estudo é investigar o efeito do contexto universitário brasileiro nas intenções empreendedoras dos alunos. É utilizada a escala de Oftedal, Iakovleva e Foss (2018) que descreve o contexto universitário como uma estrutura institucional tridimensional, incluindo dimensões reguladoras, normativas e cognitivas. Estruturas regulatórias referem-se a regras e regulamentos que apoiam iniciativas relacionadas ao empreendedorismo; estruturas normativas incluem valores e normas compartilhadas; enquanto estruturas cognitivas se aplicam ao conhecimento de estudantes e professores. Foi realizada uma análise de regressão múltipla com uma amostra heterogênea de 248 alunos de todas as regiões do Brasil para testar a escala original e as hipóteses levantadas. As constatações indicam que duas estruturas do contexto universitário, a reguladora e a normativa, demonstraram impactar as intenções dos alunos. Contrário aos resultados anteriores, a dimensão reguladora apresenta relação indireta. A contribuição deste trabalho se encontra na validação do instrumento desenvolvido por Oftedal, Iakovleva e Foss (2018) baseado na teoria institucional para o contexto brasileiro e na constatação de que as políticas e programas de patrocínio ao empreendedorismo brasileiros, desincentivam o estudante à empreender.;
Abstract How universities can encourage entrepreneurship is an emerging topic. It is known that students learn, not only with educational programs but also within their context. The purpose of this study is to investigate the effect of the Brazilian university context on students' entrepreneurial intentions. Using a scale developed by Oftedal, Iakovleva, and Foss (2018), this research describes the university context as a three-dimensional institutional structure, including regulatory, normative, and cognitive dimensions. Regulatory structures refer to rules and regulations supporting initiatives related to entrepreneurship; normative structures include shared values and norms; while cognitive structures apply to the knowledge of students and professors. A multiple regression analysis was performed with a heterogeneous sample of 248 students from all regions of Brazil to test the original scale and the hypotheses. The findings indicate that two dimensions of the university context, the regulatory and the normative, shown impact over students' entrepreneurial intentions. Contrary to previous results, the regulatory dimension has an indirect relation. This work contributes to the validation of the instrument developed by Oftedal, Iakovleva, and Foss (2018) based on institutional theory for the Brazilian context and finding that Brazilian entrepreneurship sponsorship policies and programs still discourage students to be entrepreneurs.;
Palavras-chave Educação; Contexto universitário; Teoria institucional; Empreendedorismo; Intenção empreendedora; Education; University context; Institutional theory; Entrepreneurship; Entrepreneurial intention;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-06-29;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9397;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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