RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os caminhos da inovação educacional: o caso das oficinas no Colégio Santo Inácio

Mostrar registro simples

Autor Alves, Claudio Potyguara;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1610515576030750;
Orientador Werle, Flávia Obino Corrêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os caminhos da inovação educacional: o caso das oficinas no Colégio Santo Inácio;
Resumo Esta pesquisa tem a finalidade de compreender os caminhos da inovação educacional com a realização do Projeto Oficinas no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O Projeto Oficinas foi analisado baseado nas propostas do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, da educação integral e das novas metodologias que se afiguram como os parâmetros educacionais do século XXI. A área de interesse surgiu pelo fato de o pesquisador, coordenador de série do Colégio, ter acompanhado desde o início o desenvolvimento do projeto. Além disso, era preciso sistematizá-lo com a finalidade de difundi-lo por toda a Rede Jesuíta de Educação. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada com os gestores e professores atuantes nas oficinas, num total de 11 profissionais, e documentos disponibilizados pela instituição, como, por exemplo, o questionário respondido por 165 alunos da 2ª série do ensino médio. Os documentos da Rede Jesuíta de Educação embasam o projeto, reiterando que o aluno deve ser o elemento central e o protagonista de toda ação educativa. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o Projeto Oficinas poderá ser determinante no processo de difusão de outras práticas inovadoras na escola. Mostra-se capaz de desenvolver habilidades e competências essenciais visando à formação para a cidadania global. A sistematização do Projeto Oficinas feita pela pesquisa torna-se uma intervenção na medida em que ajuda a própria escola e toda a Rede Jesuíta de Educação a analisar os caminhos de inovação percorridos pelo Colégio Santo Inácio na execução do projeto.;
Abstract The objective of this research is to understand the paths of educational innovation through the implementation of the Oficinas (workshop) Project at Colégio Santo Inácio, in Rio de Janeiro. The Oficinas Project was analyzed based on the proposals of the Common Educational Project (PEC) from the Jesuit Education Network, of the integral education and of the new methodologies that appear as the educational parameters of the 21st century. The area of interest arose from the fact that the researcher, who is a grade coordinator at the High School, followed the entire development of the project, since its beginning. In addition, it was necessary to systematize the project in order to disseminate it throughout the Jesuit Education Network. The research had a qualitative approach, and the instrument used was a semi-structured interview with managers and teachers working in the Oficinas, comprising 11 professionals in total. The Jesuit Education Network documents analyzed substantiate the project, reaffirming that the student must be the central element and the protagonist of the educational action. By analyzing the results, the conclusion was that the Oficinas Project was decisive in the process of disseminating other innovative practices in the school. It proved capable of developing essential skills and competences for global citizenship. The systematization of the Oficinas Project carried out by the research becomes an intervention since it helps the school itself and the entire Jesuit Education Network to analyze the innovation paths taken by Colégio Santo Inácio in the execution of this Project.;
Palavras-chave Inovação; Educação integral; Habilidades; Competências; Innovation; Integral education; Skills; Competences;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9400;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística