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As representações do passado argentino e a Nueva Escuela Histórica: as contribuições de Ricardo Levene e de Guillermo Furlong (1910-1960)

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Autor Schossler, Mariana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2320425005910867;
Orientador Fleck, Eliane Cristina Deckmann;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8304454301957911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As representações do passado argentino e a Nueva Escuela Histórica: as contribuições de Ricardo Levene e de Guillermo Furlong (1910-1960);
Resumo Esta Tese tem por objetivo compreender o que era a Nueva Escuela Histórica e sua relação com o contexto histórico e institucional argentino compreendido entre os anos de 1910 e 1960, que abarca o Centenário e o Sesquicentenário da Revolução de Maio de 1810, levando em consideração a construção de estratégias político-institucionais de estabelecimento de padrões de epistemologia histórica e de representação do passado argentino a partir das trajetórias de Ricardo Levene e Guillermo Furlong SJ. A análise parte do grupo de historiadores que, na Argentina das primeiras décadas do século XX, estabeleceu um modo de fazer história, que seria considerado, nas décadas posteriores, uma referência em relação à epistemologia científica. Aborda-se, assim, a formação da Nueva Escuela Histórica enquanto grupo – no período compreendido entre 1911 e 1916 – na Sección de Historia/Instituto de Investigaciones Históricas da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, os vínculos que foram construídos, ao longo dos anos, entre homens como Emilio Ravigani, Ricardo Levene, Luis María Torres, Rómulo Carbia e Diego Luis Molinari, bem como os projetos – individuais ou coletivos – que eles tenham apresentado e desenvolvido. As trajetórias de Levene e Furlong são isoladas com o propósito de discutir tanto a forma como ambos construíram suas carreiras, como para compreender os limites da Nueva Escuela Histórica enquanto grupo. Também nos detemos nas produções – compreendendo o ano de 1910, que marca as comemorações do Centenário da Revolução de Maio, e 1960, o ano do Sesquicentenário do mesmo fato histórico – de ambos os historiadores, devido à sua participação em uma série de publicações e celebrações de eventos pátrios. Esses projetos acabaram, em determinados momentos, por reunir, novamente, os membros da Nueva Escuela Histórica e, também, por construir narrativas sobre o passado da nação argentina, em contextos nos quais as versões adquiriram significados específicos.;
Abstract This Thesis aims to understand what Nueva Escuela Histórica was and its relation to the Argentine historical and institutional context between the years 1910 and 1960, which covers the Centenary and the Sesquicentenary of the May 1810 Revolution, taking into account the construction of political-institutional strategies to establish patterns of historical epistemology and representation of the Argentine past based on the trajectories of Ricardo Levene and Guillermo Furlong SJ. The analysis comes from the group of historians who, in Argentina in the first decades of the twentieth century, established a way of making history, which would be considered, in later decades, a reference in relation to scientific epistemology. Thus, the formation of Nueva Escuela Histórica as a group is approached - in the period between 1911 and 1916 - in the Sección de Historia / Instituto de Investigaciones Históricas of the Facultad de Filosofía y Letras of the Universidad de Buenos Aires, the bonds that were built, over the years, among men like Emilio Ravigani, Ricardo Levene, Luis María Torres, Rómulo Carbia and Diego Luis Molinari, as well as the projects - individual or collective - that they have presented and developed. Levene and Furlong's trajectories are isolated in order to discuss both the way they both built their careers, and to understand the limits of Nueva Escuela Histórica as a group. We also focus on the productions - including the year 1910, which marks the celebrations of the Centenary of the May Revolution, and 1960, the year of the Sesquicentenary of the same historical fact - by both historians, due to their participation in a series of publications and celebrations of national events. These projects ended up, at certain times, bringing together, again, the members of the Nueva Escuela Histórica and, also, building narratives about the past of the Argentine nation, in contexts in which the versions acquired specific meanings.;
Palavras-chave Historiografia argentina; Nueva Escuela Histórica; Ricardo Levene; Guillermo Furlong; Revolução de Maio; Argentine historiography; May Revolution;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-09-03;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9409;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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