RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Função reflexiva e capacidade de vinculação em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

Mostrar registro simples

Autor Bertoldo, Lao Tse Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6130440187046460;
Orientador Serralta, Fernanda Barcellos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5104885990292761;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Função reflexiva e capacidade de vinculação em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH;
Resumo A partir da premissa de que experiências precoces de apego com o cuidador primário (mãe) podem ter influência no surgimento ou agravamento de quadros psicopatológicos como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, desenvolveram-se dois estudos, um teórico e um empírico que deram origem a três artigos. O primeiro artigo revisa a literatura existente sobre TDAH infantil e teoria do apego, a partir de buscas por estudos teóricos e empíricos na literatura internacional e nacional. No Brasil, não foi encontrado nenhum artigo diretamente associado à temática. A revisão indica que o TDAH infantil pode estar associado à instabilidade nas relações de apego precoce. O segundo artigo apresenta um estudo exploratório, quantitativo, transversal e comparativo do tipo caso-controle que verificou diferenças um grupo de 30 mães de crianças com TDAH e 30 mães de crianças com desenvolvimento típico quanto à Função Reflexiva, mentalização e vinculação materna. Os instrumentos utilizados foram Reflective Functioning Questionnaire (RFQ) e Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) para avaliar Função Reflexiva e Inventário de Percepção de Vinculação Materna (IPVM) para avaliar vinculação materna. Verificou-se que o grupo de mães das crianças com o diagnóstico de TDAH apresentou diferença significativa em relação ao grupo controle quanto à incerteza em relação aos estados mentais, refletindo baixa mentalização em relação ao grupo comparado. As mães de crianças com TDAH, portanto, apresentaram menor capacidade de função reflexiva que as mães de crianças com desenvolvimento típico. O terceiro artigo foi de abordagem qualitativa através de um estudo de casos múltiplos com cinco díades compostas por crianças com TDAH e suas mães, as amostras derivadas por conveniência do primeiro estudo empírico. Foram avaliadas as representações mentais das crianças em relação a suas mães e destas em relação a sua história e vínculo com a criança. Os instrumentos foram: entrevista de mentalização e representações mentais de história de vida com as mães; a Escala Global e Escala de Frequência de Sinais Específicos aplicada ao Desenho da Família e o MacArthur Story Stem Battery (MSSB) aplicados nas crianças. Constatou-se que aspectos transgeracionais estão presentes nas representações internas de apego e que situações traumáticas de estresse excessivo, abandono ou instabilidade nos vínculos com cuidadores na infância associam-se à insegurança de apego e a dificuldades no desenvolvimento. Tais achados sugerem que situações precoces de estresse e abandono, vivenciadas na infância, podem estabelecer transmissão transgeracional de representação de apego inseguro, interferindo no vínculo mãe e criança e causando prejuízos no desenvolvimento. Em conjunto, os achados da presente tese permitem concluir que há indicativos de que boas condições de função reflexiva e mentalização em mães podem ser essenciais no desenvolvimento de representação de apego seguro na criança. Sendo esta condição protetiva, frente a dificuldades no desenvolvimento e surgimento de Psicopatologias diversas, tais como o TDAH. Apesar de vasta literatura internacional sobre as repercussões do apego no TDAH infantil, ainda são escassos os estudos no Brasil, o que representa uma necessidade de ampliação de pesquisas sobre essa temática.;
Abstract Based on the premise that early attachment experiences with the primary caregiver (mother) may have an influence on the emergence or worsening of psychopathological conditions such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD, two studies were developed, one theoretical and one empirical. which gave rise to three articles. The first article reviews the existing literature on children's ADHD and attachment theory, based on searches for theoretical and empirical studies in international and national literature. In Brazil, no article was found. The review indicates that childhood ADHD may be associated with instability in early attachment relationships. The second article presents an exploratory, quantitative, cross-sectional and comparative study of the case-control type that found differences in a group of 30 mothers of children with ADHD and 30 mothers of children with typical development in terms of Reflective Function, mentalization and maternal attachment. The instruments used were Reflective Functioning Questionnaire (RFQ) and Multidimensional Scale of Interpersonal Reactivity (EMRI) to assess Reflective Function and Perception Inventory of Maternal (IPVM ) to assess maternal bonding. It was found that the group of mothers of children diagnosed with ADHD showed a significant difference in relation to the control group regarding uncertainty regarding mental states, reflecting low mentality in relation to the compared group. The mothers of children with ADHD, therefore, had less capacity for reflexive function than mothers of children with typical development. The third article was a qualitative approach through a multiple case study with five dyads composed of children with ADHD and their mothers, the samples derived for convenience from the first empirical study. The mental representations of the children in relation to their mothers and of them in relation to their history and bond with the child were evaluated. The instruments were: mentalization interview and mental representations of life history with the mothers, the Global Scale and the Specific Signal Frequency Scale applied to Family Design and the MacArthur Story Stem Battery (MSSB) applied to children. It was found that transgenerational aspects are present in the internal representations of attachment and that traumatic situations of excessive stress, abandonment or instability in bonds with caregivers in childhood are associated with insecurity of attachment and difficulties in development. Such findings suggest that early situations of stress and abandonment, experienced in childhood, can establish transgenerational transmission of representation of unsafe attachment, interfering in the mother-child bond and causing impairment in development. Together, the findings of the present thesis allow us to conclude that there are indications that good conditions of reflexive function and mentalization in mothers may be essential in the development of representation of safe attachment in the child. This being a protective condition, given the difficulties in the development and emergence of diverse Psychopathologies, such as ADHD. Despite the vast international literature on the repercussions of attachment on childhood ADHD, studies in Brazil are still scarce, which represents a need to expand research on this topic.;
Palavras-chave Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Apego; Função reflexiva; Mães; Attention deficit hyperactivity disorder; Attachment; Reflective function; Mothers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-06-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9419;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística