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Práticas pedagógicas contemporâneas: uma análise da série Destino Educação: Escolas Inovadoras

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Autor Neves, Antônia Regina Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8831293083130902;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas pedagógicas contemporâneas: uma análise da série Destino Educação: Escolas Inovadoras;
Resumo A pesquisa aqui apresentada buscou descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas inovadoras da série Destino: Educação – Escolas Inovadoras. Para tal, foi desenvolvida uma análise fílmica de documentários composta por 26 episódios da série de documentários. A chave de leitura foi desenvolvida a partir da prática pedagógica como matriz de experiência. Foram mapeadas quatro práticas pedagógicas que se destacam na série, são elas: roteiros de estudos, projetos de pesquisa, condução pela pergunta e tutoria. Analiticamente, aponta-se que as práticas pedagógicas que constituem a docência inovadora são postas em ação, nas escolas da série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, pela atuação dos professores que compartilham e multiplicam os conhecimentos pedagógicos com seus alunos, ensinando-os a conduzirem a si próprios e a aprenderem a aprender, através de um acento na disciplina, na vigilância hierárquica, no exame e no (auto) controle dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, ao se completar o projeto de Modernidade nas escolas inovadoras, a disciplina e o controle aparecem mobilizados pelo interesse, pelo desejo e pela responsabilização do aluno, de modo que cada aluno se torna responsável por sua aprendizagem e de seus colegas, ainda que o professor também seja responsável pelo mesmo processo. O currículo escolar é desenvolvido pelas escolas no modelo de um “currículo labirinto”, no qual os alunos podem escolher em que momentos transitam em cada corredor, mas devem passar por todo o labirinto, no qual o professor tem a tarefa de conduzir o aluno de dentro do labirinto e, ao mesmo tempo, de ter uma visão ampla de fora do labirinto, de modo a garantir que todos tenham passado por todos os corredores. A atuação docente se esmaece na tarefa do ensino moderno na medida em que se intensifica no planejamento e no acompanhamento constante e sistemático de todos os alunos e de cada um. Defende-se a tese de que a inovação é a potência do contemporâneo, expressa pela exacerbação dos componentes hipermodernos mobilizados por alunos, professores e gestores de uma escola.;
Abstract The research presented here aims to investigate, understand and describe the pedagogical practices developed in the innovative schools of the Destino: Educação - Innovative Schools series. To this end, a documentary film analysis was developed, comprising 26 episodes of the documentary series. The reading key was developed from the pedagogical practice as an experience matrix. Four pedagogical practices that stand out in the series were mapped, they are: study guides, research projects, conducting by question and tutoring. Analytically, it is pointed out that the pedagogical practices that make up innovative teaching are put into action in the schools of the Destino: Educação - Innovative Schools series, by the performance of teachers who share and multiply pedagogical knowledge with their students, teaching them to lead themselves and learn to learn, through an emphasis on discipline, hierarchical vigilance, examination and (self) control of teaching and learning processes. Thus, upon completing the Modernity project in innovative schools, discipline and control appear mobilized by the student's interest, desire and responsibility, so that each student becomes responsible for their learning and that of their colleagues, even though teacher is also responsible for the same process. The school curriculum is developed by schools in the model of a “labyrinth curriculum”, in which students can choose when they move through each corridor, but must go through the entire labyrinth, in which the teacher has the task of leading the student from inside the labyrinth and, at the same time, to have a wide view of the outside of the labyrinth, in order to ensure that everyone has passed through all the corridors. The teaching performance fades in the task of modern teaching as it intensifies in the planning and constant and systematic monitoring of all students and each one. It defends the thesis that innovation is the power of the contemporary, expressed by the exacerbation of hypermodern components mobilized by students, teachers and school managers.;
Palavras-chave Inovação; Práticas pedagógicas; Matriz de experiência; Destino: Educação – Escolas Inovadoras; Innovation; Pedagogical practices; Experience matrix;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9432;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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