RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Impacto das estratégias de gestão sobre o crescimento de PMES: uma atualização

Mostrar registro simples

Autor Foletto, Gabrielle Viegas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7996369109974689;
Orientador Marconatto, Diego Antonio Bittencourt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9626677883636081;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Impacto das estratégias de gestão sobre o crescimento de PMES: uma atualização;
Resumo As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são reconhecidas pelo seu importante papel na geração de empregos e riquezas em todo o mundo. No entanto, apesar desta relevância e dos avanços na literatura, há pouco consenso sobre os efeitos das diferentes estratégias de gestão utilizadas pelas PMEs durante o seu crescimento. O conjunto de estudos realizados sobre o tema oferece evidências discordantes e fragmentadas, que indicam a complexidade de se compreender como as PMEs crescem. Partindo-se dessa problemática, esta pesquisa tem por objetivo analisar como o conhecimento, a respeito da influência da gestão estratégica sobre o crescimento das PMEs, avançou nos últimos anos. Para tanto, toma-se, como ponto de partida, o estudo de Dobbs e Hamilton (2007), os quais sintetizaram décadas de estudos sobre os antecedentes de desenvolvimento – incluindo as estratégias de gestão – de firmas de pequeno e médio portes. Esta pesquisa foi operacionalizada mediante uma revisão da literatura em artigos publicados em periódicos de alto impacto entre os anos de 2008 e 2018. Em termos de contribuições teóricas, as análises contribuem para a sistematização do campo de evolução de pequenos e médios negócios. Conclui-se que as estratégias que favorecem a evolução contemplam sete categorias distintas. Os resultados encontrados se somam aos achados de Dobbs e Hamilton (2007). Especificamente, três categorias identificadas complementam os estudos desses autores: Estratégias de Financiamento; Gestão de pessoas; e P&D e Inovação. Além disso, quatro novas categorias de estratégias foram apresentadas: Estilo de Gestão e Planejamento; Orientação Empreendedora; Modelo de Negócio; e Estratégias de Marketing.;
Abstract Small and Medium Enterprises (SMEs) are recognized for their important role in generating jobs and wealth around the world. However, despite this relevance and advances in the literature, there is little consensus on the effects of the different management strategies used by SMEs on their growth. In reality, the set of studies carried out on the subject offers conflicting and fragmented evidence. This dissonant evidence indicates the complexity of understanding how SMEs grow. Based on this problem, this research aimed to analyze how knowledge about the influence of strategic management on the growth of SMEs has advanced in recent years. To this end, the study by Dobbs and Hamilton (2007) was taken as a starting point, which synthesized decades of studies on the growth antecedents - including management strategies - of small and medium-sized firms. This research was carried out through a review of the literature published in high impact journals between the years 2008 and 2018. In terms of theoretical contributions, the analyzes of this study contribute to the systematization of the growth field of small and medium businesses. It is concluded that the strategies that favor the growth contemplate seven distinct categories. The results found are in addition to the findings of Dobbs and Hamilton (2007). Specifically, three identified categories complement the findings of these authors: Financing Strategies; People management; R&D and Innovation. In addition, four new categories of strategies were presented: Management and Planning Style; Entrepreneurial Orientation; Business model; Marketing strategies. Empirical, managerial and governmental contributions are presented at the end of this research.;
Palavras-chave Pequenas e médias empresa; PME; Crescimento; Estratégias de gestão; Revisão da literatura; Small and medium enterprises; SME; Growth; Management strategies; Review of the literature;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-07;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9440;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística