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metadataTrad.dc.contributor.author Braga, Viviane Zarembski;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2383303313497227;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Brito, Adriano Naves de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5936730831586107;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O ser humano e a arte de dar razões;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo desta tese é o de compreender a racionalidade exclusivamente humana como um fenômeno natural, resultado de um longo processo evolutivo. A racionalidade aqui é entendida como a capacidade humana de dar razões às suas ações, crenças, desejos e objetivos. Ela só é possível porque os humanos possuem uma linguagem proposicional que os permite se distanciar da situação imediata, o que proporciona maior flexibilidade nas respostas e no comportamento. Para compreender a racionalidade naturalizada, é necessário analisá-la sob duas perspectivas: sob a perspectiva do indivíduo e sob a perspectiva da espécie. Do ponto de vista da espécie, o processo evolutivo levou – gradualmente – ao desenvolvimento de diferentes capacidades que culminaram com o desenvolvimento da racionalidade, quais sejam: intencionalidade individual, conjunta e coletiva, capacidade para uma leitura de mentes, desenvolvimento de uma linguagem proposicional, formação de uma perspectiva objetiva, construção da cultura e da moralidade. A cooperação e a interação foram imprescindíveis neste processo. Do ponto de vista individual, a racionalidade e demais habilidades relacionadas a ela se desenvolvem unicamente se houver maturação e interação e todas elas continuam a se desenvolver ao longo da vida. A racionalidade é formada por meio das experiências de vida, sofrendo influência da cultura, do meio ambiente e das interações que se realiza com outros seres; o corpo e os afetos são parte essencial deste processo. Por ser um processo contínuo, a racionalidade pode ser aperfeiçoada e melhorada, pela busca por melhores e mais bem fundamentadas razões, pela busca constante da verdade, pela reflexão, pela autorreflexão, pela atenção que se dá às experiências e pela abertura às razões alheias.;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this thesis is to understand exclusively human rationality as a natural phenomenon, being the result of a long evolutionary process. Rationality here is understood as the human capacity to give reasons to your actions, beliefs, wishes and goals. It is only possible because humans have a propositional language that allows them to distance themselves from the immediate situation, which provides greater flexibility in responses and behavior. To understand naturalized rationality, it is necessary to analyze it from two perspectives: from the perspective of the individual and from the perspective of the species. From the point of view of the species, the evolutionary process led - gradually - to the development of different capacities that culminated in the development of rationality, that are: individual, joint and collective intentionality, capacity for reading minds, development of a propositional language, formation of an objective perspective, construction of culture and morality. Cooperation and interaction were essential in this process. From the point of view of the individual, rationality and other skills related to it develop only if there is maturation and interaction and all of them continue to develop throughout life. Rationality is formed through life experiences, being influenced by culture, the environment and the interactions that take place with other beings; the body and affections are an essential part of this process. Because it is a continuous process, rationality can be perfected and improved, by searching for better and better grounded reasons, by constantly searching for the truth, by reflection, by self-reflection, by the attention given to experiences and by being open to other people's reasons.;
metadataTrad.dc.subject Racionalidade naturalizada; Linguagem; Cooperação; Cultura; Interação; Naturalized rationality; Language; Cooperation; Culture; Interaction;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-09-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9500;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Filosofia;


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