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Os processos de retextualização e de construção de sentidos em audiências cíveis de instrução e julgamento

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Autor Barreiros, Alda da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2898582566702792;
Orientador Mira, Caio César Costa Ribeiro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7281665889491787;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Os processos de retextualização e de construção de sentidos em audiências cíveis de instrução e julgamento;
Resumo O presente trabalho, intitulado Os processos de retextualização e de construção de sentidos em audiências cíveis de instrução e julgamento, visa a investigar os textos oral e escrito como eventos comunicativos e de produção de sentido dentro das ações discursivas da linguagem, a partir da interface da Análise da Conversação e da Linguística Textual com o Direito. Tal enfoque se reveste de especial importância no universo jurídico e da linguagem, uma vez que se tem na audiência de instrução e julgamento uma conversação formal em um contexto institucional, voltada principalmente para a produção de prova oral, que, via de regra, é transformada em texto escrito, para posterior exame e valoração pelo juiz por ocasião da sentença judicial. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar os processos de retextualização e de construção de referentes que ocorrem na passagem do oral para o escrito, ou seja, da oitiva da testemunha para o registro escrito do depoimento que integra o processo judicial. Constitui-se em um estudo qualitativo e de caso, alicerçado em dois campos de investigação: a Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1999), de perspectiva textual-interativa, e a Linguística Textual, especificamente com as noções de retextualização e referenciação (JUBRAN, 1992, 2006; KOCH, 1998, 2002, 2006, 2008, 2015, 2017; MARCUSCHI, 2001, 2008, 2010; MONDADA, DUBOIS, 2003, 2015). O corpus de pesquisa é constituído por três transcrições gravadas em áudio de depoimentos de testemunhas prestados em duas audiências cíveis de instrução e julgamento, bem como pelos registros escritos desses depoimentos, coletados no âmbito do Poder Judiciário Estadual. A análise desse corpus permitiu constatar que a retextualização empreendida pela juíza resulta em uma considerável redução linguística e informacional na versão escrita dos depoimentos, que também é a mais formal. Embora sejam frequentes as retomadas correferenciais anafóricas e dêiticas nos textos falado e escrito, é na tomada de depoimento, produto da fala, que se identifica um maior número e variedade de estratégias referenciais, o que sinaliza diferentes formas de construção de sentidos quando se passa do texto prototipicamente oral em questão para o texto retextualizado escrito, o termo de depoimento de testemunha. Dessa forma, é possível observar que a retextualização realizada pelo juiz, em situação de oitiva de testemunhas em audiências cíveis de instrução e julgamento, influencia consideravelmente o registro escrito dos depoimentos por meio do apagamento dos processos de coconstrução dos objetos de discurso e de muitas estratégias referenciais no texto escrito, o que depende, em grande parte, das “decisões interpretativas do juiz”. (ALVES, 1992).;
Abstract The current paper, named The Processes of Retextualization and meaning constructions in Civil evidentiary and judgment hearing, aims to investigate the oral and written texts as communicative and meaning production events inside the language discursive actions, from the Interface of Conversation Analysis and Textual Linguistics with Law. Such focus is coated with a special importance in legal and language universe, since there is a formal conversation in an institutional context in an evidentiary and judgment hearing, mainly turned to oral proof, which is, as a rule, turned into written text, for later exam and valuation by the judge at the time of the judicial sentence. In this context, the goal of this research is to analyse the processes of retextualization construction of referentials that occur while moving from oral to written, which is, from witness hearing to a written register of the testimony that integrates the judicial process. It is a qualitative and case study, based in two research fields: Conversation analysis (MARCUSCHI,1999), of textual- interactive perspective, and Textual linguistics, especifically with retextualization and reference notions (JUBRAN, 1992, 2006; KOCK, 1998. 2002, 2006, 2008, 2015, 2017; MARCUSCHI,2001, 2008, 2010; MONDADA, DUBOIS, 2003, 2015). The research corpus is formed by three transcriptions recorded in audio of witnesses testimonies, taken by State Judiciary Branch. The analysis of this corpus allowed ascertainment that the retextualization used by the judge results in a considerable linguistics and informational reduction on the written version of the testimonies, which is also the most formal one. Although the anaphoric and deictics coreferential recoveries are frequent in written and spoken texts, it’s in the testimonial making, a product of the speech, where a bigger number and variety of referential strategies are identified, which shows different ways of meaning constructions when we move from the tipically oral text in case to the written retextualized text, the testimonial making term. Thus, it’s possible to observe that retextualization performed by the judge, in witness hearing situation in civil audience of instruction and judgement, considerably influences the written register of testimonies through erasure of the processes of construction of speech objects and of many referential strategies in written text, which depends, greatly, on “the judge interpretative decisions”. (ALVES, 1992).;
Palavras-chave Audiência; Depoimento; Testemunha; Retextualização; Referenciação; Hearing; Testimony; Witness; Retextualization; Referencing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-09-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9514;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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