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A forma do conteúdo: a gestão dos processos pedagógicos em uma instituição privada de educação básica

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Autor Kohl, Merlinde Piening;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9102057533490211;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A forma do conteúdo: a gestão dos processos pedagógicos em uma instituição privada de educação básica;
Resumo Esta pesquisa tem como tema a gestão dos processos pedagógicos numa instituição privada de educação básica. A pergunta de pesquisa que balizou o estudo aqui apresentado foi “De que maneira a gestão dos processos pedagógicos, com diagnósticos e por meio de fluxos e encaminhamentos institucionais e institucionalizados, pode contribuir com a ação pedagógica para a obtenção de melhores resultados acadêmicos? ” O objetivo geral da pesquisa tratou de analisar a gestão dos processos pedagógicos da escola, no que concerne à elaboração, à execução e à forma como é percebida a gestão na própria instituição, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como estratégia o estudo de caso. A coleta de dados se deu por análise documental e por entrevistas semiestruturadas, a partir das quais se buscou compreender a percepção acerca dos documentos e dos processos pedagógicos na instituição, a forma como acontece a gestão dos processos pedagógicos e como os documentos estão organizados, especialmente no que se refere aos processos pedagógicos. Para atingir os objetivos, foram estudados os conceitos relacionados à noção de gestão (gestão e administração, gestão educacional, gestão escolar, gestão pedagógica), à noção de processos (conceito de processo, processos pedagógicos), à noção de qualidade (qualidade total, qualidade dentro do processo educacional) e a características da escola como organização educacional. O referencial teórico fundamentou-se nos autores Brighouse e Woods, Cury, Dourado, Ellströn, Lück, Mezomo, Nóvoa, Sander, Varvakis, entre outros. Os resultados da pesquisa confirmam que a instituição pesquisada é uma organização com bom clima organizacional, que realiza um trabalho pedagógico de qualidade, com bons resultados, no entanto, a partir da análise dos documentos e das entrevistas realizadas, percebe-se a necessidade de uma revisão dos documentos no sentido de uma atualização e uma complementação deles, em especial no que se refere aos processos pedagógicos que, quando existentes, estão muito pulverizados nos diferentes documentos, merecendo também uma uniformização quanto ao desenho e à escrita, ou estão inexistentes, - neste caso, precisam ser desenhados e escritos. Como intervenção, o estudo propôs um plano com uma multiplicidade de ações - entre elas, o relançamento do Manual de Professores - , para revisão e realinhamento dos documentos centrais que organizam os processos da escola, com retomada dos processos existentes, reescrita dos processos, desenho dos processos existentes, mas não descritos, a partir da mobilização, do envolvimento e da participação de toda a equipe de trabalho, dentro de uma ideia de formação continuada, observando as diferentes atribuições na escola.;
Abstract This study aims to the management of pedagogical processes in a Private Basic Education Institution. The question that guided the study was: “How can the management of pedagogical processes with diagnoses and through institutional and institutionalized flows and referrals contribute to the pedagogical action in order to obtain better academic results?” The general objective of this study was to analyze the management of the school's pedagogical processes, concerning the elaboration, execution and the way the management is perceived in and by the institution itself, through a qualitative and quantitative approach, having as strategy the study of case. Data collection took place through documentary analysis and semi-structured interviews, in which we sought to understand the perception about documents and pedagogical processes in the institution, how the management of pedagogical processes happens and how documents are organized, especially in what refers to pedagogical processes. To achieve the objectives, concepts related to the notion of management (management and administration, educational management, school management, pedagogical management), the notion of processes (concept of process, pedagogical processes), the notion of quality (total quality, qualit within the educational process) and the characteristics of the school as an educational organization were studied. The theoretical framework was based on the authors Brighouse and Woods, Cury, Dourado, Ellströn, Lück, Mezomo, Nóvoa, Sander, Varvakis, among others. The results of the study confirm that the researched institution is an organization with a good organizational climate, which performs a pedagogical work of quality, with good results, however, from the analysis of the documents and the interviews carried out, it is possible to say that there is a need for a revision of the documents in order to update and complement them, especially with regard to the pedagogical processes that, when existent, are very dispersed in different documents, also needing a uniformity in terms of design and writing. In other moments, they are nonexistent, in this case they need to be drawn and written. As an intervention, the study proposed a plan with a multiplicity of actions, including the relaunch of the ¨Teachers Manual¨, for a review and realignment of the central documents that organize the school processes, with resumption of existing processes, rewriting of processes, design of existing but not described processes, from the mobilization, involvement and participation of the entire work team, within an idea of continuing education, observing the different attributions at the school.;
Palavras-chave Educação básica; Processos pedagógicos; Gestão de processos; Qualidade educacional; Rede privada; Basic education; Pedagogical processes; Process management; Educational quality; Private school;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-06-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9521;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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