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Autor Chyla, Tatiana Simas Mielke;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7086526173721850;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O orientador de aprendizagem e formação integral;
Resumo O presente estudo se dedica a reflexão sobre uma “nova” função que se projetou no Colégio Medianeira, o Orientador de Aprendizagem, que acompanha e media as aprendizagens dos sujeitos envolvidos no contexto escolar. Esta pesquisa, apresenta a análise das relações que se estabelecem pelo olhar de professores e estudantes, a partir dos processos de ensino-aprendizagem, que ora revelam aproximações e ora distanciamentos. Essa função contribui com a formação integral, proposta pelo Colégio, balizada pelos princípios da Companhia de Jesus e pressupostos da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Além disso, revela a intenção de haver possibilidades de ações que busquem romper com as fragmentações existentes no processo ensino-aprendizagem, as quais foram observadas a partir dos vários instrumentos de coleta utilizados nesse estudo. Ou seja, um grupo de discussão constituído por doze estudantes, representantes das turmas de 8º ano; um grupo de discussão com seis professores desta série; e um questionário aplicado a 184 estudantes, do ano em análise. A abordagem metodológica empregada foi a qualitativa. Concluímos, a partir disso, três elementos, que se destacam como imprescindíveis para as ações do Orientador de Aprendizagem: o cuidado com o próprio desenvolvimento da autonomia, a escuta e o diálogo. Sobre o primeiro, chamou-nos atenção as diferentes leituras e expectativas projetadas sobre os estudantes, mas que ainda parecem não serem suficientemente compreendidas, pelos professores e, por consequência, vivenciadas e experimentadas pelos estudantes. A segunda ação nomeada reconheceu a escuta como fundamental na formação integral, pois identificamos que ao longo da trajetória acadêmica, alguns desses sujeitos, passam desapercebidos; são ou querem parecer invisíveis, escondendo suas fragilidades e não se sentindo valorizados. Por fim, a última ação é o diálogo, como caminho necessário para aprendizagem integral e o desenvolvimento autônomo. E assim, concebemos uma proposta de intervenção no sentido de articulação dos dados levantados, que serão impulsionados pelo Orientador de Aprendizagem. Tais elementos mostram-se imprescindíveis na formação integral de sujeitos ensinantes e aprendentes.;
Abstract This study is a reflection about a “new” functionality at Colégio Medianeira, the named “Orientador de Aprendizagem”, who monitors and mediates the involved personnel´s learning in the school context. Such research presents the analysis of the relationships established, through the eyes of teachers and students, from the teaching-learning process that sometimes reveal approximations and sometimes distances. This function contributes to comprehensive training, proposed by Colégio Medianeira, guided by the principles of Companhia de Jesus and assumptions of the Rede Jesuíta de Educação (RJE). Besides that, reveals the intention of having possibilities for actions that seek to break with the existing fragmentations in the teaching-learning process, which were observed from many collection instruments used in this study. That is, a discussion group of twelve students from the 8th grade classes; a discussion group of 6 teachers of that same grade; and a questionnaire applied to 184 students, of the analyzed year. The methodological approach used was the qualitative. We conclude, based on this, three elements, which stand out as essential for the actions of the Orientador de Aprendizagem: the care for the development of autonomy, the listening, and the dialogue. About the first one, caught our attention the different readings and expectations projected on the students, that however still don't seem to be sufficiently understood by the teachers and, as consequence, experienced by the students. The second action named recognized the listening as fundamental in integral training, because we identified that along the academic trajectory, some subjects got unnoticed; they are or want to be invisible, hiding their weaknesses and not feeling valued. Finally, the last action is dialogue, as a necessary path for integral learning and autonomous development. And so, we conceived an intervention proposal to articulate the collected data, which are driven by the Orientador de Aprendizagem. Such elements prove to be essential to the integral formation of teaching and learning subjects.;
Palavras-chave Orientador de aprendizagem; Ensino-aprendizagem; Formação integral; Professor; Estudante; Teaching-learning; Integral formation; Teacher; Student;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-09-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9522;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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