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Gestão sociopedagógica para a formação dos educadores sociais no contexto da assistência social

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Autor Ferreira, Anelize D'Avila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0282683422943845;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão sociopedagógica para a formação dos educadores sociais no contexto da assistência social;
Resumo Esta dissertação foi desenvolvida na linha de atuação de Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais, delimitando-se a um componente da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS II - Passagem, localizado no município de Tubarão/SC. Realizou-se um estudo de caso envolvendo os educadores e demais profissionais que atuam com os grupos socioeducativos de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e análise documental, objetivando analisar as interfaces entre a Gestão Sociopedagógica, a Pedagogia Social e a formação dos educadores sociais do CRAS II. Entre os teóricos inspiradores deste, trabalho destacam-se Pestalozzi e Érico R. Machado na discussão sobre a Pedagogia Social, Heloísa Lück nas reflexões sobre Gestão Educacional, e Aldaísa Sposati nos estudos sobre a Assistência Social. Desenvolver esta pesquisa permitiu promover uma aproximação entre o campo da Pedagogia Social e o ambiente socioassistencial da PNAS, com base nas Diretrizes do SUAS. Analisar os princípios da gestão, da gestão social e da Pedagogia Social oportunizou a composição de uma tríade para significar a “Gestão Sociopedagógica” e assim compreender a contribuição dessa gestão para a formação dos educadores no ambiente multidisciplinar do CRAS. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da formação continuada para os profissionais do SCFV e subsidiaram, como processo interventivo, a elaboração de uma trilha de capacitação direcionada aos educadores sociais do CRAS II, desta forma instrumentalizando-os para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social por intermédio da Educação Social na Assistência Social.;
Abstract This dissertation was developed in the line of research Educational Policies, Systems and Organizations, and focuses on a component of the National Policy of Social Assistance (PNAS), in the scope of the Single System of Social Assistance (SUAS): Service of Conviviality and Strengthening of Bonds and the Coordination of the CRAS II - Passagem, located in the city of Tubarão/SC. A case study was conducted, involving educators and other professionals who work with socio-educational groups of children and adolescents who are between 6 and 15 years old. An exploratory research with qualitative approach was undertaken, by means of semi-structured interviews and documentary analysis, aiming to analyze the interfaces between SocioPedagogical Management, Social Pedagogy, and education for the CRAS II's social educators. The inspiring theoreticians of this study include Pestalozzi and Érico R. Machado on the discussions about Social Pedagogy, Heloísa Lück on the reflections on Educational Management, and Aldaísa Sposati on the studies on Social Assistance. To develop this research allowed to bring together the fields of Social Pedagogy and the socio-assistance environment of the PNAS, based on the SUAS Guidelines. To analyze the principles regarding management, social management and Social Pedagogy resulted in the composition of a triad to conceptualize a “Socio-Pedagogical Management” and thus to understand the contribution of this area for educators in the CRAS's multidisciplinary environment. The results showed the importance of continuous education for professionals of the SCFV and subsidized, as an interventive process, the elaboration of a qualification proposal directed to the CRAS II's social educators, in order to prepare them to deal with the risk and social-vulnerability situations by means of Social Education in the context of Social Assistance.;
Palavras-chave Pedagogia social; Gestão sociopedagógica; PNAS; SCFV; Social pedagogy; Social pedagogy management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-07-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9524;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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