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Autocontrole e escolhas intertertemporais: uma análise dos efeitos da alegria e diversão nas representações mentais

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Autor Henz, Miriam Mariani;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9767296313442694;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Autocontrole e escolhas intertertemporais: uma análise dos efeitos da alegria e diversão nas representações mentais;
Resumo Esta tese teve como objetivo analisar o efeito da alegria e diversão nas representações mentais de distâncias originadas por situações de autocontrole de consumo. O presente trabalho estende as pesquisas anteriores e une as correntes teóricas de autocontrole, Construal Level Theory (CLT) e emoções positivas. Em quatro estudos (um piloto e três experimentais) realizados de forma presencial, ficou demonstrado que as emoções incidentais de alegria (Estudos 1 e 2) e diversão (Estudos 1 e 3) moderam as representações mentais de escolhas intertemporais. Os resultados apontaram que a moderação da alegria ocorre sob baixa intensidade emocional e a moderação da diversão ocorre tanto em baixo como em alta intensidade. Estas duas emoções compartilham a avaliação positiva da dimensão de certeza relativa à compreensão e clareza do que está acontecendo no presente e do que pode ser previsto para o futuro. Especificamente a alegria, também tem associações positivas com dimensões de agência e controle pessoal que promovem a capacidade e facilidade para a solução de conflitos, confiança e perseverança na busca de objetivos. A diversão não divide com a alegria estas dimensões e está positivamente relacionada à atividade atencional, que captura as pistas ambientais novas e inesperadas. Também está vinculada à capacidade de enfrentamento e ao gerenciamento cognitivo de eventos com potencial de ameaçar o bem-estar. O conjunto destas características pode ter favorecido o efeito moderador da alegria e da diversão na relação de autocontrole e escolhas intertemporais, com a preservação de interesses de longo prazo. Além disso, esta pesquisa investigou outras cinco emoções positivas, quais sejam, contentamento, orgulho, amor, compaixão e admiração (Estudo 1), com adoção da escala Dispositional Positive Emotion Scale (DPES), que não apresentaram efeito moderador na relação investigada. Este estudo traz contribuições para a literatura que investiga o comportamento de autocontrole do consumidor e emoções positivas, comprovando que emoções positivas específicas podem exercer diferentes influências. Ao aplicar a lente da CLT para o exame do autocontrole, os resultados evidenciam que o efeito moderador de alegria e diversão depende do nível de construção e interpretação atribuído às escolhas em questão. Somados, estes achados contribuem com os profissionais de marketing (i) na definição de estratégias para ofertas de consumo de resultados futuros (ii) com ações de apoio que incluam experiências alegres e divertidas para facilitar o exercício de autocontrole e (iii) ações de relacionamento para fortalecer os vínculos entre a empresa e o consumidor. De igual forma, os achados podem ser utilizados por formuladores de políticas públicas para sugerir propostas que considerem as diferenças individuais e incluam experiências emocionais de alegria e diversão em mudanças de comportamento que requerem autocontrole.;
Abstract This thesis aimed to analyze the effect of joy and amusement on mental representations of distances originated by situations of consumption self-control. The present work extends the previous researches and unites the theoretical currents of self-control, Construal Level Theory (CLT) and positive emotions. In four studies (one pilot and three experimental) carried out in person, it was demonstrated that the incidental emotions of joy (studies 1 and 2) and amusement (studies 1 and 3) moderate the mental representations of intertemporal choices. The results showed that the moderation of joy occurs under low emotional intensity and the moderation of amusement occurs both in low and high intensity. These two emotions share a positive assessment of the dimension of certainty regarding understanding and clarity of what is happening in the present and what can be predicted for the future. Specifically, joy, it also has positive associations with dimensions of agency and personal control that promote the ability and ease to resolve conflicts, trust and perseverance in the pursuit of goals. Amusement does not share these dimensions with joy and is positively related to attentional activity, which captures new and unexpected environmental clues. It is also linked to the ability to cope and the cognitive management of events with the potential to threaten well-being. The set of these characteristics must have favored the moderating effect of joy and amusement in the relationship of self-control and intertemporal choices, with the preservation of long-term interests. In addition, this research investigated five other positive emotions, namely, contentment, pride, love, compassion and admiration (study1), with the adoption of the Dispositional Positive Emotion Scale (DPES), which did not have a moderating effect on the investigated relationship. This study brings contributions to the literature that investigates consumer self-control behavior and positive emotions, proving that specific positive emotions can have different influences. When applying the CLT lens for the self-control exam, the results show that the moderating effect of joy and amusement depends on the level of construction and interpretation attributed to the choices in question. Taken together, these findings contribute to marketing professionals (i) in the definition of strategies for future consumption offers (ii) with support actions that include joyful and amusement experiences to facilitate the exercise of self-control and (iii) actions of relationship to strengthen the bonds between the company and the consumer. Likewise, the findings can be used by public policy makers to suggest proposals that consider individual differences and include emotional experiences of joy and amusement in behavioral changes that require self-control.;
Palavras-chave Autocontrole; Representações mentais; Distância temporal; Alegria; Diversão; Self-control; Mental representations; Temporal distance; Joy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-11-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9529;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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