RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Participação dos associados nas reuniões de educação financeira - possibilidades e limites: estudo de caso cooperativa de crédito Sicredi Pioneira RS - Agência Pinhal Alto, Nova Petrópolis, RS

Mostrar registro simples

Autor Peters, Orli;
Orientador Baioto, Carlos Daniel;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0757877154758306;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Participação dos associados nas reuniões de educação financeira - possibilidades e limites: estudo de caso cooperativa de crédito Sicredi Pioneira RS - Agência Pinhal Alto, Nova Petrópolis, RS;
Resumo O presente trabalho objetivou debater a questão da educação cooperativa. Neste sentido o trabalho vai discutir o Programa de Formação de Educação Financeira com associados da Cooperativa Sicredi Pioneira RS, agência Pinhal Alto, Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul (RS). A metodologia utilizada foi um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas e estruturadas. As principais referências dessa pesquisa foram o conceito de cooperativismo e conceito de eficiência cooperativista, tendo como norteadores os princípios do cooperativismo, especificamente o quinto princípio que é “Educação, Formação e Informação”. A problemática relacionada foi entender os motivos que levam os associados a participarem ou não participarem dos encontros de formação de educação financeira. As considerações finais deste trabalho apontaram que os principais argumentos relacionados a baixa participação relacionam questões vinculadas a melhorias no plano de comunicação, no intuito de sensibilizar os associados para aumento nas participações, questões essas que apontaram para pesquisas futuras.;
Abstract The present study aimed to discuss the cooperative education. This way, the study will deepen the Financial Education Training Program with members of Cooperativa Sicredi Pioneira RS, Pinhal Alto agency, Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul (RS). The methodology used was a case study with semi-structured and structured interviews. The main references of this research were the concept of cooperativism and the concept of cooperative efficiency, having as a guide the principles of cooperativism, specifically the fifth principle that is “Education Training and Information”. The related problem was to understand the reasons that lead members to participate or not in financial education training meetings. The final considerations of this study pointed out that the main arguments to low participation are related to improvement needs on the communication plan, in order to sensitize members to increase participation, issues that point as suggestions for future research.;
Palavras-chave Cooperativismo; Educação Financeira; Participação do associado; Cooperativism; Financial Education; Members participation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9627;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Cooperativismo;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística