RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Contribuição das práticas de engenharia reversa para a gestão estratégica de custos

Mostrar registro simples

Autor Thums, Alice;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8126190668172485;
Orientador Mareth, Taciana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7505216300348875;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Contribuição das práticas de engenharia reversa para a gestão estratégica de custos;
Resumo Além da agilidade no lançamento de novos produtos, a competitividade atual do mercado exige criar maior valor ao cliente a um custo mais baixo. Esta realidade fez com que a gestão de custos fosse incorporada a uma parte da estratégia empresarial. Neste contexto, surge a Gestão Estratégica de Custos (GEC), que inclui as questões estratégicas nas análises das mensurações dos custos. Uma das formas possíveis para aplicação da GEC consiste na utilização das práticas de Engenharia Reversa (ER), que busca extrair conhecimento de um produto através do processo de desconstruí-lo. Diante disso, este trabalho teve o objetivo de analisar a contribuição das práticas de Engenharia Reversa para a Gestão Estratégica de Custos. As etapas do processo de Engenharia Reversa foram identificadas e analisadas a partir de um Estudo Multicasos em duas empresas. O posicionamento estratégico nos dois casos apontou para o Enfoque, pois havia a necessidade de superar a concorrência com melhores prazos de entrega e com mais qualidade nos produtos. A utilização da Engenharia Reversa contribuiu no suporte a estas estratégias competitivas, pois durante o processo de desmontagem dos componentes dos produtos foram identificadas oportunidades de melhorias, sem alterar a funcionalidade final dos produtos. Os reprojetos geraram reduções nos tempos e nos custos de produção, o que permitiu que as empresas superassem a concorrência com prazos de entrega menores e mantendo a qualidade necessária. Este estudo justifica-se pela discussão de iniciativas que direcionam a empresa a analisar os custos que impactem suas estratégias e, através da utilização de práticas como a Engenharia Reversa, alcancem maior agilidade no lançamento de produtos. Este estudo é relevante por comparar as etapas identificadas nos casos analisados com os Processos de Desenvolvimento de Produtos abordados por Rozenfeld et al. (2006).;
Abstract In addition to the agility in launching new products, the current market competitiveness requires creating greater value for the customer at a lower cost. This reality meant that cost management was incorporated into a part of the business strategy. In this context, Strategic Cost Management (SCM) emerges, which includes strategic issues in the analysis of cost measurements. One of the possible ways to apply SCM is to use Reverse Engineering (RE) practices, which seek to extract knowledge from a product through the process of deconstructing it. Therefore, this work aimed to analyze the contribution of Reverse Engineering practices to Strategic Cost Management. The stages of the Reverse Engineering process were identified and analyzed from a Multicase Study in two companies. The strategic positioning in both cases pointed to the Focus, as there was a need to overcome the competition with better delivery times and with more quality products. The use of Reverse Engineering contributed to support these competitive strategies, because during the process of disassembling the components of the products, opportunities for improvement were identified, without changing the final functionality of the products. The redesigns generated reductions in production times and costs, which allowed companies to overcome the competition with shorter delivery times and maintaining the necessary quality. This study is justified by the discussion of initiatives that direct the company to analyze the costs that impact its strategies and, through the use of practices such as Reverse Engineering, achieve greater agility in the launch of products. This study is relevant for comparing the steps identified in the cases analyzed with the Product Development Processes addressed by Rozenfeld et al. (2006).;
Palavras-chave Estratégia; Custos; Engenharia reversa; Strategy; Costs; Reverse engineering;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-01-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9671;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística