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Letramentos no ensino fundamental em escola de contexto quilombola: olhares docentes e diálogos possíveis com os saberes da comunidade

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Autor Rosa, Andréia Rocha da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2904455029756130;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Letramentos no ensino fundamental em escola de contexto quilombola: olhares docentes e diálogos possíveis com os saberes da comunidade;
Resumo Este estudo volta-se para eventos de letramento desenvolvidos em contexto de escola quilombola, com base nas manifestações de docentes e líder comunitário, buscando identificar e analisar as conexões possíveis entre as atividades escolares de linguagem e a realidade sociocultural do quilombo. Buscou-se também promover reflexões acerca das potencialidades suscitadas pelos eventos de letramentos analisados neste estudo para além do que já vem sendo realizado na escola. Nessa perspectiva, autores como Castilho (2008, 2011), Nunes (2010), Weschenfelder e Fabris (2017), Ladson-Billings (2008), dentre outros, dão suporte às análises em aspectos concernentes à Educação das Relações Étnico-Raciais. Kleiman (1997, 2001, 2007), Rojo (2004, 2009), Street (1984, 2013, 2010, 2014), respaldaram as análises sob a perspectiva dos Estudos de Letramento. Para o desenvolvimento deste estudo, foram analisadas entrevistas narrativas realizadas de forma remota com professoras do ensino fundamental sobre seu trabalho pedagógico, considerando o contexto em que atuam. Também foi realizada uma entrevista com o líder da comunidade, que contribuiu tanto com informações acerca de aspectos históricos, socioculturais e políticos do território quilombola quanto com a sua percepção sobre as relações que se estabelecem entre a escola e os moradores da localidade. Das entrevistas realizadas emergem elementos de ordem sócio-histórico-cultural, os quais se encontram imbricados à forma como os processos de letramento são desenvolvidos na escola. Ao relacionar esses elementos àquilo que vem sendo feito para integrar os saberes quilombolas às propostas de letramento trabalhadas na escola, entre os resultados, destacam-se movimentos pontuais das professoras em propor atividades de linguagem que se conectem às particularidades do contexto em questão. Em sua maioria, esses movimentos partem de iniciativas isoladas da escola, constatando-se a necessidade de uma ação coordenada, a qual depende também de políticas públicas municipais capazes de promover uma formação continuada aos docentes que atuam em um contexto de especificidades.;
Abstract This study focuses on events of literacy development in a quilombola school context, based on the manifestations of teachers and community leader, seeking to identify and analyze the possible connections between school language activities and the sociocultural reality of the quilombo. We also sought to promote reflections about the potentialities raised by the literacy events analyzed in this study beyond what is already being done at school. From this perspective, authors such as Castilho (2008, 2011), Nunes (2010), Weschenfelder and Fabris (2017), Ladson-Billings (2008), among others, support the analysis of aspects related to the Education of Ethnic-Racial Relations. Kleiman (1997, 2001, 2007), Rojo (2004, 2009) and Street (1984, 2013, 2010, 2014) support the analyses from the perspective of Literacy Studies. For the development of this study, we analyzed part of narratives interviews conducted remotely with elementary school teachers about their pedagogical work, considering the context in which they work. An interview was also held with the community leader, who contributed with information about historical, sociocultural, and political aspects of the quilombo territory and his perception about the relationships that are established between school and people who live there. From the interviews, social-historical-cultural elements emerge, which are imbricated to the way the literacy processes are developed at school. When relating these elements to what has been done to integrate the quilombola knowledge to the proposals of literacy developed at school, among the results, there are specific movements of teachers in proposing language activities that connect to the particularities of the specific context. For the most part, these movements come from isolated initiatives of the school, noting the need for a coordinated action, which depends on municipal public policies capable of promoting continued education for teachers who work in a context of specificities.;
Palavras-chave Escola quilombola; Eventos de letramento; Letramentos; Quilombola school; Literacy events; Literacy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9775;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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