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Contribuições da Teoria da Complexidade para a análise de práticas de letramento bilíngue português-alemão

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Autor Guimarães, Thais Steffen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6895612906876263;
Orientador Lorandi, Aline;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9832328709285264;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Contribuições da Teoria da Complexidade para a análise de práticas de letramento bilíngue português-alemão;
Resumo O trabalho com ensino bilíngue requer um estudo contínuo e intensivo, para que se possam proporcionar práticas de ensino significativas aos alunos. Assim, o tema desta dissertação é o letramento bilíngue português/alemão como um sistema complexo, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I. Frente aos aspectos citados, o trabalho apresenta as seguintes perguntas de pesquisa: Como são desenvolvidas as práticas de letramentos em uma sala de aula de ensino bilíngue português/alemão e quais práticas são proporcionadas no ambiente familiar? Como a Teoria da Complexidade pode nos ajudar a entender o letramento bilíngue? Objetiva-se verificar quais as práticas de letramentos são realizadas no ensino bilíngue português e alemão pela escola e pela família e como podemos entendê-las à luz da Teoria da Complexidade. A pesquisa, de característica qualitativa e cunho etnográfico, foca na observação de aulas e na realização de entrevistas, com a professora da turma, com três alunos e os respectivos pais a fim de conhecer as práticas de letramentos realizadas em casa e na escola. O trabalho está fundamentado na Teoria da Complexidade embasado por Larsen-Freeman (2009, 2011), Cameron e Larsen-Freeman (2007, 2008), Franco (2013) e Paiva (2011), que nos apresentam a língua como um sistema complexo. Também são abordados aspectos sobre o ensino bilíngue a partir de referências como Megale (2019), García (2009, 2014). Na área do letramento, destacamos Hornberger (2003), Kleiman (2010, 2012, 2014), Rojo (2009, 2019), Soares (2017) e Tfouni (2010) A análise de dados foi realizada seguindo com observações de aulas e entrevistas no modo remoto, em função dos cuidados relativos à pandemia do novo corovavírus. Como resultado, apresentamos uma análise complexa da relação do letramento bilíngue nas práticas de leitura e escrita e concluímos que a interação entre os sistemas e os agentes inseridos em diferentes contextos influenciam na complexidade e dinamicidade das práticas de letramento proporcionadas que são muito importantes para a motivação e engajamento dos alunos em atividades de leitura e escrita.;
Abstract Working with Bilingual Education requires continuous and intensive study in order to provide meaningful teaching practices to students. Thus, the theme of this dissertation is Portuguese/German bilingual literacy as a complex system, in a 2nd year class of Elementary School I. Therefore, this work presents the following research questions: How teachers and families help to develop literacy practices in a bilingual Portuguese/German environment? How can Complexity Theory help us understand bilingual literacy? The objective is to verify which literacy practices are carried out in bilingual Portuguese and German education by the school and the family and how we can understand them in the light of the Complexity Theory. The research, which is qualitative and ethnographic in nature, focuses on observing classes and conducting interviews with the class teacher, three students and their parents in order to learn about literacy practices carried out at home and at school. This study is based on the Theory of Complexity, especially regarding the studies conducted by Larsen-Freeman (2009, 2011), Cameron and Larsen-Freeman (2007, 2008), Franco (2013), and Paiva (2011), which approach language as a complex system. Aspects about bilingual education are also addressed from references such as Megale (2019), García (2009, 2014). In the area of literacy, we highlight Hornberger (2003), Kleiman (2010, 2012, 2014), Rojo (2009, 2019), Soares (2017) and Tfouni (2010). Data analysis was carried out following classroom observations and interviews in the remote mode, due to the care related to the new coronavirus pandemic. As a result, we present a complex analysis of the relationship between bilingual literacy in reading and writing practices and conclude that the interaction between systems and agents inserted in different contexts influences the complexity and dynamics of the literacy practices provided that are very important for motivation and for student engagement in reading and writing activities.;
Palavras-chave Letramentos; Ensino bilíngue; Alemão; Teoria da Complexidade; Literacies; Bilingual education; German; Complexity Theory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-02-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9776;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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