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Regulação e queer(ização) da docência: análise da produção acadêmica educacional brasileira entre 2009 e 2019

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Autor Silva, Jonathan Vicente da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3923227429137077;
Orientador Dal'Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Regulação e queer(ização) da docência: análise da produção acadêmica educacional brasileira entre 2009 e 2019;
Resumo Mapear, descrever e analisar que/quais jogos de saber e poder concorrem para a constituição de uma docência exercida por pessoas trans no contexto da produção acadêmica educacional brasileira entre os anos de 2009 e 2019 é o objetivo desta dissertação. Para isso, a partir de uma busca no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, foram identificadas e analisadas 08 (oito) pesquisas, sendo 03 (três) teses de doutorado e 05 (cinco) dissertações de mestrado, desde a perspectiva da análise documental. A investigação foi ancorada em quatro campos de estudos: Estudos em Docência, Estudos de Gênero, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos, buscando apoio principalmente nos estudos de Michel Foucault. A partir da análise do material empírico, foi possível organizar duas categorias de análise: “Regulação da docência: matriz heterocisnormativa” e “Queer(ização) da docência: resistir e (re)existir”. A tese a que se chega é a seguinte: a partir da análise da produção acadêmica educacional brasileira do decênio 2009-2019, podese perceber que pessoas trans, ao se constituírem como docentes, são interpeladas por discursos e jogos de poder/saber que dizem do corpo, do gênero e da sexualidade, sendo regulados pela matriz heterocisnormativa. As mesmo tempo, docentes trans criam possibilidades outras para resistir e (re)existir, na medida que forçam um processo que nomino de queer(ização) da docência, entendido aqui como uma atitude-ético-estético-político-queer, por meio de uma vida vivível que visa separar a docência da moralidade e da decência, que a tem atravessado e constituído por muito tempo, afim de possibilitar modos outros de ser, de estar e existir docente no contemporâneo.;
Abstract Mapping, describing and analysing which games of knowledge and power contribute to the constitution of teaching carried out by trans people in the context of educational academic production in Brazil between the years 2009 and 2019 is the objective of this dissertation. For this, from a search in the CAPES Theses and Dissertations Bank, 08 (eight) researches were identified and analysed, 03 (three) doctoral theses and 05 (five) master's dissertations, from the perspective of documentary analysis. The investigation was anchored in four fields of study: Teaching Studies, Gender Studies, Queer Studies and Foucault Studies, supported mainly by the studies of Michel Foucault. From the analysis of the empirical material, it was possible to organize two categories of analysis: "Teaching regulation: heterocisnormative matrix" and "Queer(ization) of teaching: resisting and (re)existing". The thesis defended is: from the analysis of the Brazilian educational academic production of the decade 2009-2019, it can be seen that trans people, when constituting themselves as teachers, are challenged by discourses and games of power/knowledge that say about the body, the gender and the sexuality, which are regulated by the heterocisnormative matrix. At the same time, trans teachers create other possibilities to resist and (re)exist, as they force a process that I call the queer(ization) of teaching, understood here as an attitude-ethical-aesthetic-politicalqueer, through a liveable life that aims to separate teaching from morality and decency, which has been going through it and constituted it for a long time, in order to enable other ways of being and existing as a teacher in the contemporary.;
Palavras-chave Docência; Gênero; Sexualidade; Queer; Travestis; Transexuais; Teaching; Genre; Sexuality; Transvestites; Transsexuals;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9815;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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