RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) e a formação continuada feminina: narrativas de egressas (2007 a 2018)

Mostrar registro simples

Autor Leal, Silvânia Maria Luz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6990998249305948;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) e a formação continuada feminina: narrativas de egressas (2007 a 2018);
Resumo Esta dissertação buscou investigar as relações entre a trajetória profissional e a formação continuada de mulheres advogadas que estudaram na Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) no período de 2007 a 2018, a partir das narrativas de egressas. A principal questão investigativa foi: com base nas narrativas de egressas, quais seriam as relações entre a trajetória profissional e a formação continuada de mulheres advogadas que realizaram estudos na Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) no período de 2007 a 2018? O grupo que compôs a base desta análise empírica foi formado por oito advogadas que realizaram cursos na ESA-PI entre 2007 a 2018. Além das entrevistas, os dados do campo empírico também foram construídos a partir dos documentos constantes nos arquivos da ESA-PI, tais como livros de escrituração de registros das matrículas dos(as) discentes, diários, fichas com dados pessoais das alunas, dentre outros. Como resultados, destaca-se que, nos discursos das participantes desta pesquisa, observou-se que os cursos de especialização na ESA-PI contribuíram para a trajetória dessas advogadas, propiciando formação na área jurídica e enriquecendo seu currículo, dado que se trata de uma instituição bem conceituada pela classe de advocacia e por toda a sociedade piauiense. Além disso, apresentaram-se os desafios enfrentados pelas entrevistadas ao longo de sua formação, ao terem de conciliar o tempo entre a carreira profissional e as atribuições dos afazeres domésticos no âmbito privado. Nesse sentido, emergiu dos dados uma constante atribuição às mulheres da responsabilidade de cuidar da casa, do marido e dos filhos, independentemente de suas aspirações profissionais. Como resultados, o estudo identificou os principais aspectos da trajetória dessas mulheres advogadas que as levaram a estudar na ESA-PI, bem como as relações dessa formação com sua participação no mercado de trabalho. Analisaram-se os distintos contextos dessas vivências, bem como as aproximações apresentadas, especialmente nos que diz respeito à naturalização dos papéis de gênero.;
Abstract This dissertation sought to investigate the relations between the professional trajectory and the continued education of women lawyers who had studied at the Superior School of Law of Piauí (ESA-PI) in the period of 2007 and 2018, considering their narratives. The main research question was: on the basis of the narratives of former students, which would be the relations between the professional trajectory and the continued education of women lawyers who studied at the Superior School of Law of Piauí (ESA-PI) in the period of 2007 and 2018? The group that composed the base of this empirical analysis was formed by eight lawyers who studied at ESA-PI between 2007 and 2018. In addition to the interviews, the empirical data also included documents from the archives of ESA-PI, such as bookkeeping of registers of enrollment records, daily registrations, cards with students' personal data, among others. As results, it is highlighted that, in the discourses of the participants of this research, it was evident that the courses of specialization in the ESA-PI contributed to the trajectory of these lawyers, having propitiated education in the legal area, and enriching their résumés, given that this institution is appraised by lawyers and by the whole society of the State of Piauí. Moreover, the challenges faced by the interviewed lawyers throughout their educational path were evident, since they had to manage time between the professional career and the attributions related to the domestic tasks in the private context. In this direction, a constant attributing to women the responsibility for taking care of the house, the husband, and children, independently of their professional aspirations. As a result, the study identified the main aspects of the trajectory of these women lawyers who led them to study at ESAPI, as well as the relationship between this training and their participation in the labor market. The different contexts of these experiences were analyzed, as well as the presented approaches, especially in relation to the naturalization of gender roles.;
Palavras-chave Educação; Mulher advogada; Carreira jurídica; Profissionalismo; Formação continuada; Education; Woman lawyer; Legal career; Professionalism; Continued education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9818;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística