RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A leitura como produção de sentido: o “Programa Adote um Escritor/PAE” na E.M.E.F. Nossa Senhora do Carmo – Porto Alegre/RS (2004-2017)

Mostrar registro simples

Autor Lauermann, Caroline Leszczynski Nunes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3395344741002364;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Co-orientador Muller, Deise Margô;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5641911001178758;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A leitura como produção de sentido: o “Programa Adote um Escritor/PAE” na E.M.E.F. Nossa Senhora do Carmo – Porto Alegre/RS (2004-2017);
Resumo Este estudo tem como temática o Programa Adote um Escritor (PAE), programa de incentivo à leitura que existe desde 2002 na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Integrando as políticas públicas de leitura do município, o Programa destina verba para ampliação de acervo das bibliotecas escolares, ônibus para visitação à Feira do Livro da cidade e pagamento de um cachê para que o(a) autor(a) adotado(a) faça uma visita à escola. A pesquisa se dedica a constituir a trajetória do PAE na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Nossa Senhora do Carmo e compreender os discursos a respeito do Programa. Os materiais que compõem a pesquisa são: narrativas docentes, obtidas a partir da realização de quatro entrevistas com as professoras responsáveis pelo desenvolvimento do Programa na escola e na Secretaria Municipal de Educação (SMED); além de registros fotográficos, ofícios, orçamentos, dentre outros. As abordagens acontecem por meio do referencial teórico da análise de discurso (AD) à luz de Orlandi (2005, 2007, 2008, 2014, 2015, 2017) e Pêcheux (1995, 2006, 2015), que, junto com a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013), compõem o arcabouço teórico-metodológico deste estudo, na intenção de delinear os sentidos mobilizados em torno do PAE. Nas questões referentes aos processos de significação frente aos outros materiais de pesquisa, o diálogo acontece a partir da aproximação com Barthes (2012), Greimas (2017, 2020) e Penn (2002). As percepções docentes relacionadas ao Programa delinearam alguns discursos imbricados em quatro principais questões: possibilidades de leituras; trajetória do PAE na escola; políticas públicas de incentivo à leitura e o contexto; qualidade e mensuração. As análises dessas questões indicam que o Programa tem garantido, no ambiente escolar, o acesso à literatura de qualidade e experiências culturais que proporcionam possibilidades de produção de sentido. No entanto, a trajetória do Programa na escola se constitui com a presença das Artes, mas sem considerá-las como possibilidade de leitura; por isso, constata-se que a valorização dessa área de conhecimento precisa ser perpassada pela ampliação de uma concepção de leitura que, inclusive, poderia potencializar as práticas pedagógicas relacionadas ao PAE.;
Abstract This study has as theme the Adopt a Writer Program (PAE), a program of reading incentive that has existed since 2002 in the Municipal Net of Education (RME) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Integrating the public policies of reading of the city, the program destines money for enlarging the collection of school libraries, bus for visiting the Book Fair of the city, and payment of a fee for the adopted author to visit the school. The research is dedicated to constituting the trajectory of the PAE in the Municipal School of Basic Education (E.M.E.F.) Nossa Senhora do Carmo, and understanding the discourses regarding the Program. The materials that compose the research are: teaching narratives, collected from the conducting of four interviews with the teachers responsible for the development of the Program in the school and the City Department of Education (SMED); in addition to photographic documentation, official letters, budgets, among others. The research is conducted by means of the theoretical background of discourse analysis (AD) according to Orlandi (2005, 2007, 2008, 2014, 2015, 2017) and Pêcheux (1995, 2015), which, together with the comprehensive interview (KAUFMANN, 2013), compose the theoretical-methodological base of this study, in the intention to delineate the meanings prompted around the PAE. As for the aspects concerning the meaning processes towards the research images, a discussion is proposed from the works of Barthes (2012), Greimas (2017, 2020), and Penn (2002). The teachers' perceptions related to the Program outlined some discourses intertwined with four main issues: the reading possibilities; trajectory of the PAE in the school; public policies of incentive to reading and the context; quality and measuring. The conducted analyses indicate that the Program has guaranteed, in the school environment, the access to quality literature and cultural experiences that provide possibilities for the production of meaning. However, the trajectory of the Program in the school is constituted with the inclusion of the Arts, but it does not consider them as a reading possibility. Therefore, it is considered that the valuation of this area of knowledge must be permeated by the expansion of a concept of reading that could even enhance pedagogical practices related to the PAE.;
Palavras-chave Políticas públicas; Incentivo à leitura; Programa Adote um Escritor; Entrevista compreensiva; Pluralidade de leituras; Public policies; Reading encouragement; Adopt a writer program; Comprehensive interview; Plurality of readings;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-04-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9840;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística