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Educação e trabalho: significações produzidas por alunos do curso subsequente em segurança do trabalho sobre sua formação (IFMA – Campus Buriticupu)

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Autor Pereira, Davi Araújo Alves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1710080162369655;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação e trabalho: significações produzidas por alunos do curso subsequente em segurança do trabalho sobre sua formação (IFMA – Campus Buriticupu);
Resumo A dissertação apresenta o resultado de pesquisa realizada no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, junto aos alunos do curso de Segurança do Trabalho na modalidade subsequente. A investigação teve como objetivo compreender as significações produzidas pelos alunos sobre a experiência formativa, apresentando-se discussões que problematizam o modo como o contexto laboral influencia as práticas educativas e pauta agendas para políticas educacionais baseadas em uma racionalidade própria do modelo capitalista, além de discussões sobre a educação profissional no Brasil e sobre a juventude e suas vivências particulares diante das dinâmicas da relação entre trabalho e educação no Brasil. Os pressupostos da psicologia sócio-histórica são utilizados como fundamentos para o processo de produção de dados que serviram como material para a análise das significações produzidas pelos sujeitos, utilizando-se as categorias sentidos e significados para este fim. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas junto a seis alunas do curso de Segurança do Trabalho. As informações indicam a necessidade de que o modo de ser discente e a produção de subjetividade dos alunos dessa modalidade de ensino sejam criticamente compreendidos para a uma oferta educativa efetivamente inclusiva e democrática.;
Abstract The dissertation presents the result of a research carried out at the Federal Institute of Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, with students of the Workplace Safety course in the subsequent modality. The research aimed to understand the meanings produced by students about the formative experience, presenting discussions that problematize the way in which the work context influences educational practices. And it guides agendas for educational policies based on a rationality specific to the capitalist model, in addition to discussions about professional education in Brazil and about youth and their particular experiences in the face of the dynamics of the relationship between work and education in Brazil. The assumptions of socio-historical psychology are used as foundations for the data production process that served as material for the analysis of the meanings produced by the subjects, using the categories of senses and meanings for this purpose. The data were produced from semi-structured interviews with six students from the Workplace Safety course. The information indicates the need for the way of being a student and the production of subjectivity of students in this teaching modality to be critically understood for an effectively inclusive and democratic educational offer.;
Palavras-chave Educação profissional; Alunos; Significações; Instituto Federal do Maranhão; Professional education; Students; Meanings; Federal Institute of Maranhão;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9841;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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