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Autor Hennemann, Maurício Marks;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6934646116614085;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pedagogização emocional e desempenho na escola;
Resumo A presente dissertação objetiva conhecer e problematizar como os discursos emocionais em evidência nas mídias digitais escolares se apresentam e se relacionam com a excelência reconhecida pelo Enem. Para tanto, analisou-se o conteúdo posto em circulação nas mídias digitais das dez escolas mais bem colocadas no ranking de escolas do Enem de 2019. O primeiro movimento analítico realizado foi mobilizado pelo questionamento sobre como se enunciam tais escolas em suas mídias digitais, destacando-se então um teor emocional nas publicações, observado principalmente no Facebook e Instagram, redes sociais que apresentam maior engajamento e quantidade de seguidores. A segunda investida nos materiais possibilitou observar a instrumentalização de questões emocionais visando ao desempenho e à produtividade no âmbito da escola, permitindo assim que se pense na escola de hoje inserida nos meandros de um capitalismo emocional, em que discursos econômicos e emocionais se misturam e se moldam mutuamente. Concluiu-se, então, que os discursos emocionais em evidência nas mídias digitais de escolas consideradas de excelência, segundo os parâmetros do Enem, manifestam-se a partir de práticas individuais e externas ao indivíduo, evidenciando uma espécie de pedagogização emocional cujos fins remetem à preparação emocional de alunos, tendo em vista as demandas de desempenho escolar em avaliações e competições diversas, num cenário político e educacional neoliberal em que o Estado assume o papel de avaliador ao invés de executor.;
Abstract This dissertation aims to understand and discuss how the emotional discourses in evidence in school digital media are presented and related to the excellence recognized by Enem. To this end, the content circulating in the digital media of the ten best-placed schools in the 2019 Enem ranking was analyzed. The first analytical movement carried out was mobilized by questioning how such schools enunciate themselves in their digital media, where it was observed that an emotional content in the publications stand out, mainly observed on Facebook and Instagram, social networks that show greater engagement and number of followers. The second analytical movement into the materials made it possible to observe the instrumentalization of emotional issues aimed at performance and productivity within the schools, thus allowing one to think about today’s school inserted in the intricacies of an emotional capitalism, in which economic and emotional discourses mix up and shape one another. It was concluded, then, that the emotional discourses in evidence in the digital media of schools considered of excellence, according to the parameters of Enem, are manifested through individual practices and practices external to the individual, evidencing a kind of emotional pedagogization which purposes refer to emotional preparation of students, bearing in mind the demands of school performance in different evalutions and competitions, in a neoliberal political and educational scenario in which the State assumes the role of an evaluator instead of an executing State.;
Palavras-chave Desempenho; Avaliação de larga escala; Enem; Capitalismo emocional; Pedagogização emocional; Performance; Large scale evaluation; Emotional capitalism; Emotional pedagogization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9865;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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