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Posicionamento estratégico, integração vertical e desempenho econômico-financeiro em operadoras de planos de saúde

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Autor Nascimento, Alan Junior do;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5728772513507072;
Orientador Diehl, Carlos Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1642575921779245;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Posicionamento estratégico, integração vertical e desempenho econômico-financeiro em operadoras de planos de saúde;
Resumo O Estudo objetiva avaliar a relação entre o posicionamento estratégico e o desempenho econômico-financeiro das operadoras de planos de saúde e avaliar o efeito moderador da integração vertical nessa relação. Para tal, foram coletadas informações, por meio de questionário, de 239 operadoras de planos de saúde médico-hospitalares brasileiras. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, regressões lineares múltiplas e testes de diferença de média. Verificou-se que a estratégia de diferenciação, na sua forma pura, foi encontrada em apenas 12,55% da amostra; a de liderança em custos, em 15,15%; a híbrida em 47,18%; e 25,1% ficaram no meio-termo. Os resultados demonstraram que não existem diferenças estatisticamente significativas no desempenho econômico-financeiro das empresas que adotam liderança em custos ou diferenciação individualmente, assim como a estratégia híbrida. As empresas no meio-termo apresentaram desempenho menor do que as empresas que adotaram a estratégia híbrida e as estratégias puras de liderança em custos ou diferenciação. As empresas verticalizadas apresentaram desempenho superior às não verticalizadas, entretanto, a interação da integração vertical com as variáveis de estratégia não modera a relação de posicionamento e desempenho. Infere-se que o sucesso da estratégia híbrida seja resultado de uma alteração no padrão de competição, em relação ao contexto em que o Porter desenvolveu a sua proposição. Ao rol de pesquisas sobre estratégia, os resultados acrescentam contribuições empíricas sobre o posicionamento estratégico adotado por operadoras de planos de saúde, assim como sobre os padrões de competição delas. O estudo também amplia a literatura relativa à estratégia híbrida, ao passo na medida em que colabora com estudos que identificaram resultados positivos atrelados a ela. Com base nos resultados, gestores poderão direcionar os recursos para práticas que têm maior contribuição para atingir e sustentar a vantagem competitiva no longo prazo.;
Abstract The study evaluates the relationship between the strategic positioning and the financial performance of health insurance companies and evaluates the moderating effect of vertical integration in this relationship. For this purpose, information was collected through a questionnaire from 239 companies. Confirmatory factor analyzes, multiple linear regressions, and mean difference tests were performed. The differentiation strategy, in its pure form, was found in only 12.55% of the sample; costs leadership, at 15.15%; hybrid in 47.18%; and 25.1% were stuck in the middle. The results showed no statistically significant differences in companies' financial performance that adopt cost leadership or differentiation individually, as well as the hybrid strategy. Companies stuck in the middle performed less well than companies that adopted the hybrid strategy and pure cost leadership or differentiation strategies. Verticalized companies performed better than non-verticalized ones. However, the interaction of vertical integration with strategy variables does not moderate the positioning and performance relationship. It is inferred that the hybrid strategy's success results from a change in the competition pattern if compared to the context in which Porter developed the proposition. To the list of research on strategy, the results add empirical contributions to the strategic positioning adopted by health plan operators and their competition patterns. The study also expands the literature on the hybrid strategy while collaborating with studies that have identified positive results linked to it. Based on the results, managers will be able to direct resources to practices that have the greatest contribution to achieving and sustaining competitive advantage in the long run.;
Palavras-chave Estratégias genéricas; Integração vertical; Desempenho; Operadoras de planos de saúde; Generic strategies; Vertical integration; Performance; Health insurance;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10038;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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