Abstract:
Esta pesquisa refere-se à análise de indicadores críticos, no contexto laboral docente, que podem estar associados a riscos à saúde mental. A coleta de dados ocorreu com 52 docentes, em um campus de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da região amazônica. Com o embasamento teórico da Clínica Psicodinâmica do Trabalho [Clinique Psychodynamique du travail], foi utilizado um questionário sociodemográfico e laboral e três escalas do Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA). Os resultados encontram-se divididos em dois estudos empíricos. No primeiro estudo, quantitativo, com abordagem descritiva e analítica, os indicadores avaliados como mais críticos foram as condições de trabalho, as relações socioprofissionais, o esgotamento profissional e os danos físicos. No segundo estudo, com abordagem descritiva e análise mista dos resultados, as dificuldades associadas ao contexto de trabalho relacionaram-se a infraestrutura da Instituição, relações socioprofissionais e a sobrecarga de trabalho. Os resultados sugerem a necessidade de ações coletivas e planejadas em prol da manutenção da saúde destes docentes, em virtude da sobrecarga e das condições de trabalho, objetivando prevenir futuros adoecimentos e reverter alguns casos que já se encontram em níveis críticos.