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Indicadores críticos do trabalho docente em uma universidade pública da região amazônica

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Autor Tundis, Amanda Gabriella Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5277939407315897;
Orientador Monteiro, Janine Kieling;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Indicadores críticos do trabalho docente em uma universidade pública da região amazônica;
Resumo Esta pesquisa refere-se à análise de indicadores críticos, no contexto laboral docente, que podem estar associados a riscos à saúde mental. A coleta de dados ocorreu com 52 docentes, em um campus de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da região amazônica. Com o embasamento teórico da Clínica Psicodinâmica do Trabalho [Clinique Psychodynamique du travail], foi utilizado um questionário sociodemográfico e laboral e três escalas do Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA). Os resultados encontram-se divididos em dois estudos empíricos. No primeiro estudo, quantitativo, com abordagem descritiva e analítica, os indicadores avaliados como mais críticos foram as condições de trabalho, as relações socioprofissionais, o esgotamento profissional e os danos físicos. No segundo estudo, com abordagem descritiva e análise mista dos resultados, as dificuldades associadas ao contexto de trabalho relacionaram-se a infraestrutura da Instituição, relações socioprofissionais e a sobrecarga de trabalho. Os resultados sugerem a necessidade de ações coletivas e planejadas em prol da manutenção da saúde destes docentes, em virtude da sobrecarga e das condições de trabalho, objetivando prevenir futuros adoecimentos e reverter alguns casos que já se encontram em níveis críticos.;
Abstract This research refers to an analysis of critical indicators that may be associated to risks of mental health in teacher labor context. Data collection was done with 52 professors, in a campus of one public Higher Educational Institution of the Amazon region. With the theoretical basis in Psychodynamics Clinic of Work [Psychodynamique Clinique du travail], was used a sociodemographic and labor questionnaire and three scales of the Inventory of Work and Illness Risk - ITRA. The results are divided in two empirical studies. In the first study, quantitative, with descriptive and analytical approach, the evaluated indicators as more critical were the working conditions, socioprofessional relationships, burnout and physical damage. In the second study, with descriptive approach and mixed analysis results, the difficulties associated with work context were related with the infrastructure of the Institution, socioprofessional relationships and workload. The results suggests the necessity for planned and collective actions to health maintenance of these professors, due to workload and working conditions, aiming to prevent future illnesses and reverse some cases that are already at critical levels.;
Palavras-chave Educação superior; Saúde mental; Trabalho docente; Setor público; College education; Mental health; Teaching work; Public sector;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-07-08;
Agência de fomento FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10137;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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