RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Programa de educação permanente para enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

Mostrar registro simples

Autor Pires, Lisiane Reschke;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3951537467249193;
Orientador Chaves, Simone Edi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Programa de educação permanente para enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica;
Resumo Devido a formação generalista, preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o enfermeiro de intensivismo pediátrico desenvolve e constrói seu conhecimento no cotidiano da assistência, com seus pares, através da observação, da prática e das atividades de educação em serviço. Com o intuito de estudar e auxiliar no desenvolvimento profissional, esta dissertação objetivou propor um Programa de Educação Permanente em Saúde para educação e qualificação do cuidado desenvolvido pela equipe de enfermeiros em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Através da metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória foram realizadas duas etapas de pesquisa com oito enfermeiros que atuam nesta unidade de cuidado. A primeira etapa constou em uma entrevista individual semi-estruturada com oito participantes, onde os relatos foram categorizados e novamente discutidos em um grupo focal. Neste, com cinco dos oito participantes da primeira etapa, foram refletidas e apontadas propostas para serem utilizadas na elaboração do programa. Os resultados encontrados foram o surgimento de quatro categorias nomeadas como “necessidade de gerência e liderança; aspectos relacionais; o aprofundamento no conhecimento técnico e aspectos importantes para a prática educativa”. Com posse destas ferramentas e reflexões advindas dos participantes e vivências da própria pesquisadora elaborou-se, como produto de pesquisa, o programa de educação para estes profissionais deste serviço. Divididos em dois “Momentos”- para quem será apresentado a um novo cenário e quem já faz parte dele há mais de seis meses, são descritas atividades a serem praticadas, reflexões e propostas educativas para cada uma delas. As considerações apresentadas refletem sobre o aprender em ato, as necessidades destes profissionais do cuidado a criança gravemente enferma através de questões afetivas, conhecimentos técnicos, liderança de grupos e metodologias significativas, aprender a ser e aprender a agir. Aborda também a necessidade de educação social, cultural e política, também importantes para o desenvolvimento do profissional cidadão. Traz aina, propostas para futuras pesquisas que podem ser desenvolvidas como reformulações curriculares e matrizes de capacitação em serviço, específicas para esta área.;
Abstract Due to general education advocated by the National Curriculum Guidelines, the Pediatric Intensive Care nurse develops and builds their knowledge in everyday care with their peers through observation, practice and educational activities in service. In order to study the subject and assist professional development, this research aims to propose a program of Permanent Education in Health Education and qualification of care developed by a team of nurses in a Pediatric Intensive Care Unit. Through qualitative research methodology, descriptive and exploratory stages of research with nurses working in this care unit were performed. The first step consisted in individual semi-structured interviews with eight participants, where the reports were categorized and discussed again with the latter, now in a focus group interview. In this group were reflected and pointed proposed to be used in the program design. The results were the emergence of four categories named as "the need for management and leadership; interpersonal aspects; deepening the technical knowledge and its importance for educational practice aspects. With possession of these tools and reflections it was elaborated, as the product of research, an educational program for these professionals. Divided into two "moments" - for those who will be presented with a new scenario and who is already part of it for over six months, activities to be practiced, reflections and educational proposals for each are described. The considerations presented reflect about learning to act, in daily work, where the needs of these professionals to critically ill children rush on affective issues, technical expertise, leadership and significant groups of methodologies, learning to be and learning to act. Also addresses the need for social, cultural and political education, also important for the development of professional citizen. It brings questions as supply and demand for expertise in this area and future research that can be developed as curricular changes and arrays of in-service training specific to this area.;
Palavras-chave Educação em saúde; Educação permanente em saúde; Unidade de Terapia Intensiva; Enfermagem pediátrica; Saúde da criança; Health education permanent; Education in health; Intensive Unit Health; Pediatric nursing; Child - care;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-05-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10325;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística