RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção no sistema familiar de adolescentes com baixo desempenho escolar

Mostrar registro simples

Autor Silva, Magda Pozzobon;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1908291715557921;
Orientador Marin, Angela Helena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2168201231020622;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção no sistema familiar de adolescentes com baixo desempenho escolar;
Resumo Considerando a influência das interações familiares no desempenho escolar, nesta dissertação buscou-se desenvolver e avaliar uma intervenção multifamiliar envolvendo famílias e alunos adolescentes com histórico de baixo desempenho escolar de duas escolas da rede pública de ensino fundamental de São Leopoldo/RS. Foram derivados dois estudos: o primeiro é um relato de experiência da intervenção realizada, que ocorreu em seis encontros, que tiveram a duração de noventa minutos, com atividades que visaram incrementar comunicação, interação afetiva e a autonomia nos membros do sistema. A utilização de recursos expressivos como instrumentos mediadores promoveu um ambiente lúdico, descontraído e de cumplicidade, que facilitou a expressão de emoções, incitou o insight e propiciou mudanças no sistema familiar. O segundo estudo foi empírico, de abordagem mista com delineamento pré-experimental com pré e pós-teste com este grupo, e avaliou os resultados das ações propostas em relação ao suporte familiar e ao desempenho acadêmico. A análise de conteúdo qualitativa apontou melhora no diálogo entre pais e filhos, maior união familiar e desenvolvimento de comportamentos relacionados a horários, regras e limites, elogios, autonomia e comprometimento com os estudos. Os conceitos escolares melhoraram e todos os alunos foram aprovados. Em conjunto, os dados revelam a importância de realizar intervenções no sistema familiar que auxiliem os pais a compreenderem a relevância de sua participação no processo de ensino-aprendizagem dos filhos e que promovam maior aproximação entre o sistema familiar e escolar, na busca da construção de espaços para reflexão sobre práticas educativas em ambos os contextos.;
Abstract Considering the influence of family interactions in school performance, this dissertation sought to develop and evaluate a multifamily intervention involving families and teenage students with a history of low academic performance in two public elementary schools in the network of São Leopoldo/RS. Two studies were derived: the first is an experience report about the intervention carried out in six meetings, which had a duration of 90 minutes, with activities that aimed at increasing communication, affective interaction and autonomy in the members of the system. The use of expressive resources as mediation tools promoted a playful, relaxed environment and complicity, which facilitated the expression of emotions, inciting the insight and leading to changes in the family system. The second study was empirical, of mixed approach with pre-experimental design with pre and post-test with this group, and evaluated the results of the proposed actions in relation to the family support and academic achievement. The qualitative content analysis pointed to improved dialogue between parents and children, greater family union and development of behaviors related to schedules, rules and limits, praise, autonomy and commitment with studying. The school grades were improved and all students were approved. Together, the data shows the importance of family systems intervention to help parents understand the importance of their participation in the teaching-learning process of children and to promote closer ties between the family and school system, in the pursuit of building spaces for reflection on educational practices in both contexts.;
Palavras-chave Intervenção multifamiliar; Desempenho escolar; Recursos expressivos; Multi-family; School performance; Expressive resources;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-06-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10342;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística