Autor |
Cunha, Lucas Pereira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5989283463936588; |
Orientador |
Montaño La Cruz, Sonia Estela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9654736235562553; |
Co-orientador |
Ladeira, João Damasceno Martins; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/5245380818198943; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Atividade artística infantil na televisão brasileira: tensionamentos e ethicidades sobre infância, trabalho e arte; |
Resumo |
Nesta pesquisa de tese envolvendo a atividade artística infantil na televisão onde se produz elaborações acerca da infância, da arte e do trabalho, objetivamos compreender, ou pelo menos esclarecer melhor, três questões centrais: como o Direito elabora seus construtos acerca da atividade exercida por crianças e adolescentes na televisão? Como a televisão constrói os elementos de infância, a partir de seus programas e telenovelas? Como os artistas mirins compreendem e reagem às elaborações produzidas acerca da atividade artística por eles exercida? As lógicas próprias e concebidas pelo campo jurídico destinadas à tevê, acabam por determinar modificações e adaptações, originando o surgimento de novas molduras de tevê. Para tanto, a metodologia das molduras e moldurações desenvolvidas por Kilpp (2003) e a arqueologia de Foucault (2017) nos serviram de esteio para a investigação dos nossos observáveis. Os corpus investigados, a partir do instrumental epistemológico fornecido pelas metodologias e direcionado pelos problemas de pesquisa, foram compostos pela sentença judicial que tratou da atuação dos menores na apresentação de programas infantis do SBT; por programas e telenovelas infantis e sua construção estética do infantil, exibidos pela emissora do Silvio Santos e pela Rede Globo e, por fim, a carreira de artistas mirins e seus posicionamentos a respeito da atividade artística por eles realizada. A realização de tal investigação nos permitirá uma visão mais esclarecida da tevê, suas ethicidades, com o estabelecimento de mundos próprios e territórios demarcados, em que a infância e atividade artística compõem tal pauta; possibilitará, também, a visão acerca dos constructos jurídicos e seus atravessamentos em outros campos, afetando a televisão e as crianças que realizam suas atividades na tevê; e, por fim, a capacidade de reação, manifestação e posicionamento dos artistas que se veem afetados pelas disputas de sentido produzidas acerca da atividade por eles desenvolvida.; |
Abstract |
In this thesis research involving children's artistic activity on television, where elaborations about childhood, art and work are produced, we aim to understand or, at least, better clarify, three central questions: how law elaborates its constructs about children and teenagers activity performed on television? How does television build childhood elements from its programs and soap operas? How do child artists understand and react to elaborations produced about the artistic activity they exercise? Own and conceived by legal field destined to TV logics, end up determining changes and adaptations, giving rise to new TV frames emergence. Therefore, frames and framing methodology developed by Dr. Suzana Kilpp (2003) and Foucault's archeology (2017) served as a support for our observables investigation. The corpus investigated, from the epistemological instruments provided by the methodologies and directed by the research problems, were composed by the court ruling that dealt with minors role in SBT children's programs presentation; by children's programs and soap operas and their children's aesthetic construction, shown by Silvio Santos' broadcaster and by Rede Globo, and finally, child artists career and their positions regarding the artistic activity they perform. Conducting this investigation will allow us to have a more enlightened view of TV, its ethicities, with the establishment of their own worlds and demarcated territories, in which childhood and artistic activity make up such agenda; it will also enable the vision of legal constructs and their crossings in other fields, affecting television and children who carry out their activities on TV; and, finally, the capacity for reaction, manifestation and positioning of the artists who find themselves affected by the disputes of meaning produced by the activity they develop.; |
Palavras-chave |
Atividade artística; Infantil; Televisão; Persona televisiva; Disputa de sentido; Artistic activity; Childish; Television; Television persona; Dispute of meaning; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2021-10-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10555; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |