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Fatores que motivam docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul Campus Restinga

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Autor Padilha, Andreia Hernandes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2104846930222551;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Fatores que motivam docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul Campus Restinga;
Resumo O campo empírico pesquisado deu-se em uma Instituição Federal de Ensino público, caracterizada por uma identidade singular de estrutura multicampi, que oferece educação em todos os níveis, situada no Estado do Rio Grande do Sul, instalado no extremo sul da zona sul, da cidade de Porto Alegre, no bairro Restinga, pertencente à Reitoria na Cidade de Bento Gonçalves, composto por 17 campi. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores que motivam docentes no seu cotidiano, no IFRS-Campus Restinga e os impactos que um docente motivado pode gerar no ambiente educacional. No entanto, para tornar possível o objetivo geral, procurou-se responder os seguintes objetivos específicos: mapear os processos da gestão pedagógica referentes ao corpo docente do IFRS- Campus-Restinga; compreender o que motiva os docentes do IFRS-Campus Restinga referente ao trabalho desenvolvido; conhecer como a gestão pedagógica, percebe o que motiva os docentes no IFRS-Campus Restinga; oferecer subsídios ao IFRS- Campus Restinga, de forma a contribuir com os processos da gestão pedagógica no que se refere ao que motiva seus docentes. No que se refere ao método, optou-se por um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, com coleta de dados quanti-quali. Utilizou-se, como técnicas para coleta de dados, a pesquisa documental, analisando o Relatório de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS; Entrevistas semiestruturadas aplicadas a 2 Gestores; Questionário para obtenção de informações aplicado a 22 docentes do Campus Restinga. Dos resultados encontrados, pelos docentes estão: o amor ao oficio docente, boa relação com a comunidade acadêmica, salário e plano de carreira, qualidade de vida no trabalho, promover a formação continuada dos docentes e suas condições de trabalho, verticalização do ensino e a democratização dos processos. Com base nos resultados encontrados constatou-se que, ainda que os docentes se percebam motivados, estes ignoram ou não dão o devido valor ao impacto que a formação continuada pode gerar na motivação, de forma a torná-los sujeitos protagonistas do seu desenvolvimento. O que também se confirma na percepção dos gestores que relacionam a motivação docente a fatores extrínsecos como: salário e plano de carreira, verticalização do ensino, tempo garantido de planejamento, condições de trabalho, estrutura física do Campus, gestão democrática, bom exemplo da gestão, empatia, fazer com qualidade de maneira a fazer sempre a diferença. Além do que, ambos os gestores, afirmam que não tinham a questão da motivação docente como relevante nas suas práticas pedagógicas, o que reitera a ausência do relacionar motivação com a formação continuada, que está fortemente prevista nos documentos institucionais e dizem respeito aos fatores intrínsecos da motivação. Por fim, foram sugeridas formações continuadas, de forma a sensibilizar os docentes da importância de seguirem se desenvolvendo nesse espaço de educação, para que os mesmos se sintam mais valorizados e não somente como produtos geradores de resultados na área da educação; Encontros de diálogos entre gestão acadêmica e docentes; Aplicação de dinâmicas que possam gerar ainda mais união e empatia entre gestão e docentes do Campus Restinga.;
Abstract The empirical field researched took place in a Federal Institution of Public Education, characterized by a unique identity of multicampi structure, which offers education at all levels, situated in the State of Rio Grande do Sul, installed in the extreme south of the southern area of the city of Porto Alegre, in the Restinga neighborhood, belonging to the Rectory in the city of Bento Gonçalves, composed of 17 campuses. The present research had as a general objective to analyze the factors that motivate teachers in their daily lives at the IFRS-Campus Restinga and the impacts that a motivated teacher can generate in the educational environment. However, to make possible the general objective, it was sought to answer the following specific objectives: to map the processes of the pedagogical management regarding the teaching staff of the IFRS-Campus Restinga; to understand what motivates the teachers of the IFRS-Campus Restinga regarding the work developed; to know how the pedagogical management, perceives what motivates the teachers in the IFRS-Campus Restinga; to offer subsidies to the IFRS-Campus Restinga, in order to contribute with the processes of the pedagogical management regarding what motivates their teachers. Regarding the method, it was opted for a descriptive exploratory study, of qualitative approach, with quanti-quali data collection. It was used, as techniques for data collection, the documental research, analyzing the Management Report and the Institutional Development Plan of IFRS; semi-structured interviews applied to 2 Managers; Questionnaire for obtaining information applied to 22 teachers of the Restinga Campus. The results found by the teachers include: love for teaching, good relationship with the academic community, salary and career plan, quality of life at work, promoting continued education for teachers and their working conditions, verticalization of teaching, and democratization of the processes. Based on the results found, it was verified that, even though the teachers perceive themselves as motivated, they ignore or do not give due value to the impact that continuing education can have on motivation, in order to make them the protagonists of their development. This is also confirmed in the perception of the managers who relate teacher motivation to extrinsic factors such as: salary and career plan, verticalization of teaching, guaranteed planning time, working conditions, physical structure of the campus, democratic management, good example of management, empathy, doing with quality in order to always make a difference. In addition, both managers affirm that they did not have the issue of teacher motivation as relevant in their teaching practices, which reiterates the absence of relating motivation to continuing education, which is strongly foreseen in the institutional documents and concerns the intrinsic factors of motivation. Finally, continued training was suggested in order to make teachers aware of the importance of continuing to develop in this educational space, so that they feel more valued and not only as products that generate results in the area of education; dialogue meetings between academic management and teachers; application of dynamics that can generate even more union and empathy between management and teachers of the Restinga Campus.;
Palavras-chave Docentes; Educação profissional e tecnológica; Gestão educacional; Gestão pedagógica; Motivação; Teachers; Professional and technological education; Educational management; Pedagogical management; Motivation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-10-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10844;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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