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Em defesa das causas sagradas da igreja católica: Padre Luiz Gonzaga do Monte e o projeto de neocristandade (Brasil, primeira metade do Século XX)

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Autor Lopes, Bruna Rafaela de Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4731306578362887;
Orientador Fleck, Eliane Cristina Deckmann;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8304454301957911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Em defesa das causas sagradas da igreja católica: Padre Luiz Gonzaga do Monte e o projeto de neocristandade (Brasil, primeira metade do Século XX);
Resumo Nesta tese, analisamos as estratégias acionadas para a concretização dos objetivos da Neocristandade, a partir da trajetória intelectual do cônego Luiz Gonzaga do Monte (1905- 1944) – construída e alicerçada nos princípios desse movimento –, procurando discutir como e porque ele foi descrito como santo e sábio por biógrafos e admiradores leigos e religiosos. Partimos da hipótese de que a sabedoria e a santidade imputadas a Monte podem ser explicadas a partir de quatro elementos, cujo alcance só pode ser compreendido se considerados em conjunto, a saber: as diretrizes adotadas pela Igreja Católica na primeira metade do século XX; a ação dos intelectuais natalenses e dos admiradores de Monte; a trajetória do próprio Monte, assim como as redes de relações sociais que ele estabeleceu, e a cultura política vivenciada em Natal durante o período de seu sacerdócio e após sua morte. Defendemos, portanto, que as imagens de santo e sábio construídas sobre Padre Monte foram estrategicamente utilizadas tanto para o atendimento das diretrizes estabelecidas pela Igreja Católica no período, quanto decorreram e se consagraram em função das redes pessoais e institucionais das quais participou. Para fundamentar a investigação foram acessados jornais, em especial, A Ordem, livros escritos por Monte e três biografias produzidas sobre ele, além dos dez volumes da Antologia do Padre Monte e de entrevistas. A tese, que se vale do referencial teórico-metodológico da História Cultural, da História Política e da História Intelectual, em produtivo diálogo com a microhistória italiana, está estruturada em três capítulos, nos quais são abordadas a vida familiar, a formação sacerdotal e a atuação como professor e clérigo de Monte, bem como as redes de relações pessoais que construiu e os espaços de sociabilidade que frequentou. Nela, são discutidas estratégias adotadas pelos admiradores de Monte para apresentá-lo como um “homem superior aos outros homens”, um homem “além do seu tempo”, a partir da identificação de quando e em que circunstâncias essa imagem de Monte foi construída, quem a construiu e que representações foram mobilizadas para essa construção, levando em consideração tanto o que os admiradores de Monte disseram sobre ele até a sua morte, em 1944, quanto depois de sua morte. São também abordadas a forma como ele expressou seus posicionamentos sobre questões debatidas internacionalmente e que afetavam a Igreja Católica, tais como o liberalismo, o comunismo, o nazismo, à Maçonaria, o Rotary Club, bem como em relação a temas ligados à ciência, como a Biologia, a Medicina e o Espiritismo. Mereceram também atenção as polêmicas que Monte travou, fundamentadas na Apologética Católica, com seus supostos adversários, tidos como inimigos da Igreja Católica. A partir da análise de suas manifestações na imprensa, demonstramos que o clérigo foi um atuante agente da Neocristandade no país, contribuindo significativamente para que a Igreja recuperasse seu poder e prestígio. Se, por um lado, as redes de relações que Monte constituiu, as produções intelectuais e as polêmicas travadas com adversários da Igreja contribuíram para que este objetivo fosse alcançado, por outro, após sua morte, seus admiradores deram continuidade a este projeto, reforçando sua sabedoria e santidade.;
Abstract In this thesis, we analyze the strategies used to achieve the goals of Neo-Christianity, based on the intellectual trajectory of Canon Luiz Gonzaga do Monte (1905-1944) - built and grounded on the principles of this movement -, seeking to discuss how and why it was described as holy and wise by biographers and lay and religious admirers. We start from the hypothesis that the wisdom and holiness imputed to Monte can be explained from four elements, whose reach can only be understood if considered together, namely: the guidelines adopted by the Catholic Church in the first half of the 20th century; the action of intellectuals from Natal and admirers of Monte; the trajectory of Monte itself, as well as the networks of social relationships he established, and the political culture experienced in Natal during his period of priesthood and after his death. We defend, therefore, that the image of saint and wise built on Padre Monte were strategically used both to comply with the guidelines established by the Catholic Church at the time, as they emanated and were consecrated due to the personal and institutional networks in which he participated. To support the investigation, newspapers were used, in particular, A Ordem, books written by Monte and three biographies produced about him, in addition to the ten volumes of the Antologias do Padre Monte and interviews. The thesis, which uses the theoretical-methodological framework of Cultural History, Political History and Intellectual History, in productive dialogue with Italian micro-history, is structured in three chapters, in which family life and priestly formation are addressed; his acting as a teacher and clergyman and the networks of personal relationships he built and the spaces for sociability he frequented. It discusses strategies adopted by Monte's admirers to present him as a "man superior to other men", a man "beyond his time", based on the identification of when and under what circumstances this image of Monte was built, who built it and what representations were mobilized for this construction, taking into account both what Monte's admirers said about him until his death in 1944 and after his death. It also discusses how he expressed his views on internationally debated issues that affected the Catholic Church, such as liberalism, Communism, Nazism, Freemasonry, the Rotary Club, as well as in relation to issues related to science, such as Biology, Medicine and Spiritism. The polemics that Monte waged, based on Catholic Apologetics, with its supposed adversaries, considered enemies of the Catholic Church, also deserved attention. From the analysis of his manifestations in the press, we demonstrate that the cleric was an active agent of Neo-Christianity in Brazil, contributing significantly to the Church regaining its power and prestige. If, on the one hand, the networks of relationships that Monte formed, intellectual productions and polemics with opponents of the Church contributed to achieving this goal, on the other, after his death, his admirers continued this project, reinforcing their wisdom and holiness.;
Palavras-chave Luiz Gonzaga do Monte; Neocristandade; Polêmicas; Ciência e espiritualidade; Santidade e sabedoria; Neo-christianity; Polemics; Science and spirituality; Holiness and wisdom;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-12-22;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10877;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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