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Deutsch in deinem Leben: Erzähle mir davon!: A história digital no desenvolvimento dos multiletramentos e no fortalecimento da identidade dos alunos aprendizes de alemão como língua adicional

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Autor Schabarum, Jaqueline;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6141984965166644;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Deutsch in deinem Leben: Erzähle mir davon!: A história digital no desenvolvimento dos multiletramentos e no fortalecimento da identidade dos alunos aprendizes de alemão como língua adicional;
Resumo No século XXI, um dos desafios do ensino de línguas é promover situações de aprendizagem significativas. O presente trabalho tem como objetivo investigar como a produção de uma história digital em língua alemã favorece o desenvolvimento dos multiletramentos e o fortalecimento da identidade “alemã” dos alunos. Por meio de uma pesquisa-ação, fundamentada nas definições de Tripp (2005), na qual o professor é o próprio pesquisador, e Kersch (2020), em que a aprendizagem acontece pela experiência, desenvolveu-se a base metodológica para a geração de dados desta pesquisa intitulada “Deutsch in meinem Leben, erzähle mir davon”. O projeto foi planejado e desenvolvido pela professora-pesquisadora com onze alunos aprendizes de língua alemã em uma escola da rede privada do Rio Grande do Sul no contexto da pandemia COVID-19. Como âncora teórica, alicerçamo-nos nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2005, 2008; SOARES, 2003), nos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012, 2013; KERSCH e MARQUES, 2017; RIBEIRO, 2018, 2020, 2021) e na análise do significado (COPE, KALANTZIS, 2009, 2021). Fundamentamo-nos, também, no estudo da história digital (ROBIN, 2008), a qual serviu de base para a análise. Por último e não menos importante, embasamo-nos nos estudos de identidade (HALL, 2006; IVANIC, 1998). Esses aportes teóricos apontam para uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem de línguas, muito necessária no contexto em que vivemos, marcada pela tecnologia, principalmente depois da pandemia. Os resultados mostram que houve desenvolvimento dos multiletramentos pelos estudantes, uma vez que construíram significado de maneira multimodal nas suas histórias digitais, sendo agentes e exercendo protagonismo em sua aprendizagem – mesmo em um contexto pandêmico no qual as diferenças de acesso entre escolas públicas e privada foram gritantes. Ademais, percebemos que o sentimento de identidade se reavivou dentro dos alunos, uma vez que eles se identificaram com a língua novamente, vendo o papel importante que ela desempenha em suas vidas.;
Abstract In the 21st century, one of the challenges of language teaching is to promote meaningful learning situations. The present thesis aims to investigate how the production of a digital story in the German language favors the development of multiliteracies and the strengthening of the “German” identity of the learner. Through action research, based on the definitions of Tripp (2005), in which the teacher is the researcher, and Kersch (2020), in which learning happens through experience, the methodological basis for data generation of this research entitled: “Deutsch in deinem Leben: Erzähle mir davon” was developed. The project was planned and developed by the teacher-researcher with eleven German language students in a private school in Rio Grande do Sul in the context of the COVID-19 pandemic. As a theoretical support, we based ourselves on literacy studies (KLEIMAN, 2005, 2008; SOARES, 2003), in multiliteracies (GNL, 1996; ROJO, 2012, 2013; KERSCH and MARQUES, 2017; RIBEIRO, 2018, 2020, 2021) and in the analysis of meaning (COPE, KALANTZIS, 2009, 2021). We are also supported by the study of digital stories (ROBIN, 2008), which served of the basis for the analysis of this research. Finally, the concepts of identity (HALL, 2006; IVANIC, 1998) were also used in for the analysis. These theoretical contributions point to a new perspective to teaching and learning languages, which is extremely necessary in our environment marked by technology, especially after the pandemic. The results show that there was a development of multiliteracies by the students, as they built meaning in their digital stories in a multimodal way, acting as agents and playing a leading role in their learning - even in a pandemic context where the differences in access between public and private schools were enormous. Furthermore, we realized that the feeling of identity was revived with the language once again, perceiving the important role it plays in their lives.; Im 21. Jahrhundert besteht eine der Herausforderungen des Sprachunterrichts darin, sinnvolle Lernsituationen zu fördern. In der vorliegenden Arbeit soll untersucht werden, wie die Produktion einer digitalen Geschichte in deutscher Sprache die Entwicklung von Multiliteralitäten und die Stärkung der „deutschen“ Identität der Lernenden begünstigt. Durch Aktionsforschung, basierend auf den Definitionen von Tripp (2005), in der der Lehrer der Forscher ist, und Kersch (2020), in dem Lernen durch Erfahrung geschieht, wurden die methodischen Grundlagen zur Datengenerierung zum Projekt: „Deutsch in meinem Leben: Erzähle mir davon“ entwickelt. Das Projekt wurde von der Lehrkraft-Forscherin mit elf Deutschlernern an einer Privatschule in Rio Grande do Sul im Kontext der COVID-19-Pandemie geplant und entwickelt. Als theoretischer Anker stützen wir uns auf Alphabetisierungsstudien (KLEIMAN, 2005, 2008; SOARES, 2003), auf Multiliteralitäten (GNL, 1996; ROJO, 2012, 2013; KERSCH und MARQUES, 2017; RIBEIRO, 2018, 2020, 2021) und in der Bedeutungsanalyse (COPE, KALANTZIS, 2009, 2021). Wir stützen uns auch auf das Studium der digitalen Geschichte (ROBIN, 2008), das als Grundlage für die Analyse diente. Nicht zuletzt stützen wir uns auf Identitätsstudien (HALL, 2006; IVANIC, 1998). Diese theoretischen Beiträge weisen auf eine neue Perspektive des Lehrens und Lernens von Sprachen hin, die in unserem von Technologie geprägten Kontext insbesondere nach der Pandemie, sehr notwendig ist. Die Ergebnisse zeigen, dass es bei den Schülern eine Entwicklung von Multiliteralitäten gab, da sie in ihren digitalen Geschichten auf multimodale Weise Bedeutungen bauten, Agenten waren und eine führende Rolle in ihrem Lernen spielten - selbst in einem pandemischen Kontext, in dem die Unterschiede im Zugang zwischen öffentlichen und Privatschulen enorm waren. Darüber hinaus stellten wir fest, dass das Identitätsgefühl bei den Schülern wiederbelebt wurde, als sie sich wieder mit der Sprache identifizierten und die wichtige Rolle sahen, die sie in ihrem Leben spielt.;
Palavras-chave Língua alemã; Multiletramentos; História digital; Aprendizagem pela experiência; Identidade; Deutsche sprache; Multiliteralitäten; Digitale geschichte; Lernen durch erfahrung; Identität; German language; Multiliteracies; Digital story; Learning through experience; Identity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-01-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10879;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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