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Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular: uma análise de teses e dissertações produzidas no Brasil de 2012 a 2020

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Autor Bonfim, Jozinalva Oliveira Castelo Branco;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2261537274578506;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Co-orientador Oliveira, Sandra de;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular: uma análise de teses e dissertações produzidas no Brasil de 2012 a 2020;
Resumo Considerando a inclusão como um processo que não tem um fim a ser alcançado e um direito a todos aqueles que, ao longo da história, vêm sendo segregados e excluídos da sociedade e da escola, este trabalho traz como objeto de estudo a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é analisar e problematizar como pesquisadores, em suas dissertações e teses, abordam e dialogam sobre a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Trata-se de uma pesquisa de análise documental, que elegeu, como caminho metodológico, o mapeamento e seleção de dissertações e teses desenvolvidas e publicadas no Brasil, no período de 2012 a 2020, destacando como critério – pesquisas que discutiam sobre inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista em escola regular. Foram analisados 11 trabalhos e destacadas recorrências enunciativas que apontaram para a socialização como um atravessamento curricular que esmaece outros tipos de aprendizagem que deveriam ser promovidas pela escola para o aluno com Transtorno do Espectro Autista. Diante de tal recorrência, problematizou-se a socialização como um atravessamento que acaba determinando e reduzindo a função da escola. Denominou-se socialização – ad aeternum – o conjunto enunciativo derivado dos materiais de pesquisa. Argumentou-se, concluindo sobre a finalidade do enviar as crianças com Transtorno do Espectro Autista para a escola regular, que não desafia os indivíduos a aprendizagens diferenciadas e justifica a importância da escola somente para a socialização, um tipo de socialização que não se conclui, mantendo a dependência do aluno com Transtorno do Espectro Autista da escola.;
Abstract Considering inclusion as a process that has no end to be achieved and a which is also a right to all those who, throughout history, have been segregated and excluded from society and school, this piece of research brings as an object of study the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. The goal is to analyze and problematize how researchers, in their dissertations and theses, address and discuss the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder in regular school. This is a documentary analysis research, which elected, as a methodological path, the mapping and selection of dissertations and theses developed and published in Brazil, in the period from 2012 to 2020, highlighting as a criterion pieces of research that discussed school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in regular school. I analyzed 11 dissertations and theses and highlighted enunciative recurrences that pointed to socialization as a curricular crossing that dims other types of learning that should be promoted by the school for students with Autism Spectrum Disorder. Faced with such recurrence, socialization was problematized as a type of crossing that ends up determining and reducing the function of the school. The enunciative set derived from the research materials was termed socialization ad aeternum. I argued, while concluding about the purpose of sending children with Autism Spectrum Disorder to regular school, that it does not challenge individuals to differentiated learning and it justifies the importance of school only for socialization, a type of socialization that is never concluded, keeping the student with Autism Spectrum Disorder dependent on the school.;
Palavras-chave Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Inclusão escolar; Socialização; Inclusion; Autism Spectrum Disorder; School inclusion; Socialization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-12-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10921;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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