RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

BrakeAlert: um modelo de sistema de assistência ao condutor com a utilização de smartphone para evitar colisões traseiras no trânsito

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Santana, Alexandre Lima;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Righi, Rodrigo da Rosa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2332604239081900;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title BrakeAlert: um modelo de sistema de assistência ao condutor com a utilização de smartphone para evitar colisões traseiras no trânsito;
metadataTrad.dc.description.resumo A quantidade de acidentes de trânsito no Brasil é preocupante e suas principais causas estão relacionadas a falta de atenção e não-observância da distância de segurança, sendo a colisão traseira o principal tipo de acidente. Desta forma mostra-se viável a aplicação de tecnologias inteligentes integradas aos veículos para reduzir este quadro, entretanto as soluções existentes ou são muito dispendiosas, ou são de implementação a longo prazo, dependendo de instalação de sistemas padronizados em todos os veículos com comunicação DSRC. Neste sentido há pesquisas que tratam de soluções alternativas para segurança veicular, mas não foram identificadas soluções completas com custo reduzido e de aplicação imediata. Sendo assim, o presente projeto visa apresentar o modelo BrakeAlert para implementação de um sistema de Assistência ao Condutor a fim de evitar colisões traseiras oriundas da não-observância da distância de segurança com o veículo imediatamente à frente, sinalizando sempre que a distância de segurança for desrespeitada, assim como quando o segundo veículo a frente realizar uma desaceleração. O modelo prevê a utilização somente de smartphones para que se tenha custo reduzido e aplicabilidade a curto prazo. A partir de testes com protótipo, foi possível analisar resultados satisfatórios para a comunicação entre os dispositivos, obtendo um tempo médio de 1,13 segundos de resposta, o qual, considerando os tempos médios de percepção e reação de condutores para frenagens, pode auxiliar a reduzir a quantidade de colisões no trânsito.;
metadataTrad.dc.subject Internet das Coisas (IoT); Sistema de Assistência ao Condutor (SAC); Vehicle to Vehicle (V2V); Segurança veicular; Veículo autônomo;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-12-10;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11194;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Sistemas de Informação;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas