Autor |
Noal, Nicolas Machado; |
Orientador |
Bortholuzzi, Juliana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4343847822688401; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A apropriação do instagram pela balenciaga como estratégia na construção da imagem conceitual da marca; |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo geral desta pesquisa, a criação de
uma coleção para a marca Balenciaga e o planejamento da sua comunicação
através de uma imagética conceitual no Instagram. Embasados pelo contexto digital,
onde os avanços tecnológicos influenciam a maneira como as marcas se
comunicam com os seus consumidores é que entenderemos como se dão essas
conexões entre o marketing digital e a moda e a maneira como a moda se comunica
nesses contextos que estão sempre em constante mudanças. Logo, estudamos
sobre como as marcas fazem uso das mídias sociais para conseguirem uma
comunicação mais assertiva e que esteja atrelada aos desejos de consumidores
cada vez mais empoderados, aprofundando nossos estudos na mídia Instagram e
sua relação estreita com a ideia de que a percepção de identidade de uma marca
esteja atrelada a sua imagem, que por sua vez, evidencia-se através de sua
comunicação no âmbito digital. Nesse sentido, realizou-se um estudo qualitativo da
marca Balenciaga para levantarmos dados a fim de entendermos como a marca se
comunica e se comporta no meio digital através da mídia social Instagram.; |
Abstract |
The present study has as general objective of this research, the creation of a
collection for the Balenciaga brand and the planning of its communication through a
conceptual imagery in Instagram. Based on the digital context, where technological
advances influence the way brands communicate with their consumers, we will
understand how these connections between digital marketing and fashion occur and
how fashion communicates in these contexts which constantly changes. Therefore,
we study how brands use social media to achieve more assertive communication that
is related to the desires of increasingly empowered consumers, deepening our
studies on Instagram media and its close relationship with the idea that identity
perception of a brand is linked to its image, which becomes evident through its
communication in the digital field. In this sense, a qualitative study of the Balenciaga
brand was conducted to gather data in order to understand how the brand
communicates and behaves in the digital environment through Instagram social
media.; |
Palavras-chave |
Moda; Comunicação; Instagram; Imagem de marca; Balenciaga; Fashion; Communication; Instagram; Brand Image; Balenciaga; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-12-06; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11575; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |