Resumo |
O futebol é um esporte cativante, praticado em muitos países, onde em muitos
deles envolve uma quantia grande de dinheiro, e que, atualmente, inovou em seu
regulamento ao trazer a tecnologia do Video Assistant Referee (VAR), um método de
apoio para a tomada de decisões dos árbitros durante uma partida. O VAR auxilia na
análise de determinadas regras do esporte, entretanto, a determinação de
“Impedimento”, uma das ocasiões, vem causando algumas polêmicas, principalmente
no Brasil, pelo fato da demora da análise e definição da irregularidade. Nesse sentido,
o projeto proposto tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta para a
melhoria das análises de lances de Impedimento, a fim de tornar o sistema mais
automático e que possa ser usado, também, em partidas que não são do ramo
profissional. Os métodos utilizados foram através de técnicas de tratamento de
imagens em lances de Impedimento capturados por emissoras de TV, por meio de
programação em linguagem Python, de acordo com as especificações do
regulamento. Ao todo, 10 vídeos foram selecionados para análise, sendo 5 com o
lance no lado direito do campo e 5 no lado esquerdo. Dentre os vídeos, 1 arquivo foi
escolhido como base para a explicação do desenvolvimento dos métodos utilizados
no sistema que, como resultado, demonstra um vídeo da situação, com uma linha
virtual traçada automaticamente, determinando uma linha relativa de Impedimento.
Ainda, em todos os arquivos foi possível identificar o ponto de fuga da imagem, calibrar
automaticamente este ponto, conforme o vídeo é apresentado, e projetar uma linha
virtual de Impedimento.; |