RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aulas experimentais de física em turno inverso: uma proposta para qualificação do processo ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

Autor Menezes, Jean Carlos Siqueira de;
Orientador Franco, Vinícius Cappellano de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9030869192742211;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Aulas experimentais de física em turno inverso: uma proposta para qualificação do processo ensino-aprendizagem;
Resumo O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto para o desenvolvimento de aulas experimentais de Física, em turno inverso ao das aulas regulares, em turmas de primeiro e terceiro ano do ensino médio, numa instituição de ensino médio pública da região do Vale do Rio dos Sinos, visando à qualificação do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Física. O trabalho deverá ocorrer em conjunto com o professor titular, com o autor do presente projeto e com alguns dos alunos das turmas de ensino médio da instituição de ensino, proporcionando aos estudantes uma oportunidade de construir experimentos e realizar análises, sendo esta uma metodologia diferenciada para o desenvolvimento das competências e habilidades identificadas na BNCC para Ciências da Natureza, especificamente na área de Física. Desta forma o projeto pretende facilitar o discernimento dos educandos sobre os conteúdos, a conexão da Física com o cotidiano dos alunos, até a estimular o interesse pela disciplina. Por fim, o projeto visa analisar os resultados através da progressão das notas dos alunos antes e após a aplicação do mesmo, com a finalidade de identificar a eficiência, ou não, desta metodologia, visando contribuir com os índices de aprovações do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Visando uma aplicação com eficiência e qualidade do projeto, foi elaborado um questionário online para professores e alunos, possibilitando ter uma visão realista do ensino de Física no que diz respeito à utilização de aulas práticas. Os resultados indicaram que tanto os professores quanto os alunos consideram importante o desenvolvimento de aulas práticas, por ser uma metodologia que tende a qualificar o processo ensino-aprendizagem, e que poucas aulas práticas são realizadas nas aulas de Física, nas instituições cujos professores responderam aos questionários.;
Palavras-chave Física; Metodologia de ensino; Aulas experimentais;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11746;
Nivel Graduação;
Curso Física;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística