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Educação matemática na perspectiva da pedagogia crítico social dos conteúdos: desenvolvendo a criticidade no estudo de funções exponenciais

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metadataTrad.dc.contributor.author Przyczynski, Marília Luísa;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Wolff, Rosane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3925410895884455;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Educação matemática na perspectiva da pedagogia crítico social dos conteúdos: desenvolvendo a criticidade no estudo de funções exponenciais;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de trabalho em Matemática de forma mais crítica, sem desviar da importância dos conteúdos específicos. Tendo como referencial teórico a Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos, na perspectiva de Saviani (2013) e Libâneo (2008), e Skovsmose (2004) autor que trata de Educação Matemática Crítica, a Matemática é apontada como excludente e produtora de desigualdade social. Diante disso, a Pedagogia Crítico social dos Conteúdos pode auxiliar na democratização do ensino, de forma que os alunos aprendam a exercer uma cidadania ativa. Diálogo e reflexão são partes importantes das relações em sala de aula e, consequentemente, a melhor forma de se chegar à democratização, pois auxiliam no processo de construção do conhecimento e compreensão das realidades sociais. Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma proposta de estudos de Matemática, especificamente de função exponencial, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de escola da rede pública estadual do município de Canoas, RS. Foi elaborado um roteiro de estudos sobre crescimento populacional e problematizadas duas situações, uma sobre juros e outra sobre tabagismo. Tais temas provocaram curiosidade entre os alunos, que foram instigados a participar, enquanto a autora do trabalho conduzia-os a um diálogo construtivo. Pode-se concluir, que é possível um trabalho em sala de aula que motive os alunos tendo como partida sua realidade, em confronto com novos saberes; aprofundando, dessa forma, os conhecimentos dos alunos por meio de diálogo e reflexão, que consequentemente auxiliam no pensamento crítico por parte dos alunos. Contudo, alguns alunos demonstraram alguma resistência com relação a essa metodologia, estranhando a possibilidade de liberdade de expressão, superada ao passar do tempo. Portanto, percebe-se alguma dificuldade de transição de uma metodologia mais tradicional para a estudada neste trabalho, mas que pode ser superada.;
metadataTrad.dc.subject Educação Matemática; Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos; Diálogo em Educação Matemática; Educação Matemática Crítica; Democratização da escola;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-12-03;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11766;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Matemática;


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