RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendizagem no contexto do trabalho a partir da Lei 10.097/2000: uma análise de teses e dissertações no campo da educação

Mostrar registro simples

Autor Coêlho, Helleny Batista Correia Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4015043374121520;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Co-orientador Oliveira, Sandra de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0219552005547333;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Aprendizagem no contexto do trabalho a partir da Lei 10.097/2000: uma análise de teses e dissertações no campo da educação;
Resumo Esta Dissertação busca analisar os sentidos da Aprendizagem por meio do trabalho a partir da Lei 10.097/2000, também chamada de Lei da Aprendizagem ou Programa Aprendiz, impressos nas Dissertações e Teses publicadas na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O período selecionado compreendeu os anos de 2000 a 2019, com o objetivo de contemplar a produção acadêmica durante os 20 anos do Programa Jovem Aprendiz. As etapas metodológicas da pesquisa foram desenvolvidas com base na pesquisa documental e análise de conteúdo. O exercício teórico metodológico teve como fundamento autores que vêm problematizando a aprendizagem, bem como os que estudam o contexto do trabalho na contemporaneidade, tais como Carlos Ernesto Noguera-Ramirez, César Sanson, Gert Biesta. A BDTD foi escolhida como banco de dados para a seleção de dissertações e teses tecidas na seara do Programa Jovem Aprendiz e Lei 10.097/2000. No universo das pesquisas que entrecruzaram os temas Lei 10.097/2000 e Aprendizagem, foram selecionadas aquelas na esfera da Educação. Nessa interseção apenas dissertações foram encontradas. Os resultados indicaram três sentidos atribuídos à Aprendizagem: a) sentido de articulação entre teoria e prática, b) sentido de valorização do conhecimento prático e da experiência e c) sentido de desenvolvimento de competências e habilidades. A relação entre educação, trabalho e aprendizagem estabelecida pela pesquisa possibilitou identificar, ainda, que as vivências dos jovens amparados pela Lei 10.097/2000, quando conjugam os saberes escolares, ressignificam o exercício do trabalho em suas vidas, criando diferentes sentidos para a aprendizagem por meio da realização do ofício.;
Abstract This research analyzes the perceptions of apprenticeship through the labor from the Law 10.097/2000, also called Apprenticeship Law or Apprentice Program, printed in dissertations and thesis publisheds in the platform of Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). The period selected comprised the years 2000 to 2019, with the purpose of contemplating the academic production during the 20 years of Young Apprentice Program. The methodological stages of the research were developed on on documental research and content analysis. The theoretical methodological exercise was based on authors who have been problematizing the apprenticeship, as well as those who studies the context of labor, nowadays, for example, Carlos Ernesto Noguera-Ramirez, César Sanson, Gert Biesta. The BDTD was chosen as database for the selection of dissertations written in the matter of the Young Apprentice Program and Law 10.097/2000. In the universe of researches that analyzed the themes, Law 10.097/2000 and Apprenticeship, those in the Education universe were selected. The results can be summarized in three senses attributed to valuing Apprenticeship: a) sense of complementarity between theory and practice; b) sense of practical knowledge and experience and c) sense of development of skills and abilities.;
Palavras-chave Trabalho; Aprendizagem; Jovem aprendiz; Lei 10.097/2000; Labor; Apprenticeship; Learning; Young apprentice; Law 10.097/2000;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11803;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística