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Práticas formativas do curso de Licenciatura em Música da UERGS: a produção de um professor artista?

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Autor Silva, Lucas Nascimento Braga;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6872735206688950;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Co-orientador Oliveira, Sandra de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0219552005547333;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas formativas do curso de Licenciatura em Música da UERGS: a produção de um professor artista?;
Resumo Esta pesquisa problematiza a formação de professores de Música, tendo como objetivo principal visibilizar as práticas formativas que são desenvolvidas no Curso de Graduação em Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, localizado na Unidade Universitária de Montenegro. Deste modo, as questões que nortearam do presente estudo foram: Quais práticas formativas são desenvolvidas no curso de Licenciatura em Música da UERGS? De que forma as práticas formativas deste curso participam da formação do professor de música? Que modos de ser professor de música são visibilizados nas narrativas de egressos do curso de Licenciatura da UERGS? Assim, para a investigação destas questões, utilizou-se, como metodologia a análise documental a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Currículo do curso, após este processo de análise dos documentos, um questionário online elaborado via Google Forms. O processo de análise dos dados obtidos a partir do questionário submetido a professores de Música egressos do curso em questão e da análise documental resultou em dois grupos de sentidos que foram formados a partir de recorrências encontradas e com a ajuda de lentes dos estudos sobre a docência e da Educação Musical. Durante este movimento de análises, constatou-se que as práticas formativas desenvolvidas neste curso remetem a uma lógica, uma preponderância do habitus conservatorial, que historicamente estão presente nos Cursos de Licenciatura, e assim, legitimam saberes que remetem ao belo, ao erudito e perspectivas coloniais e da tradição de Educação Musical, e, que podem funcionar, portanto, como instrumentos de manutenção dessa dominação intelectual, artística e estética, mas também, como força propulsora da tradição, para impulsionar a criação e a arte. Nota-se ainda, ao mesmo tempo que o habitus está presente, alguns movimentos são feitos em outras direções como um movimento de fuga, como a realização de práticas corporais que por meio da criação que contrapõem o modelo conservatorial historicamente presente na formação de professores de música, e ainda, no diferencial que o curso propõe na formação de um professor artista que se torna artista pelo habitus e fora dele, e que ainda se insere em uma compreensão de performance muitas vezes evidenciada pelo curso como um modo neoliberal de fazer a vida de professor artista. Por fim, esta pesquisa contribui para pensar a formação de professores de música e seus desafios históricos que a profissão tem exigido para consolidar a Música na escola. Um professor artista e uma docência em música como arte são possibilidades evidenciadas nesse curso;
Abstract This research questions the graduation aspects of Music teachers, aiming to improve the formative practices which are developed in Music graduation course from Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, located in Montenegro, a city in the south of Brazil. This way, the guiding questions for this research were: What are the formative practices developed in the Music graduation course at UERGS? In which ways the formative practices contribute to develop teachers’ skills? How graduated music teachers are seen and acknowledged by other former students in related areas? To investigate such questions, it was first made an analysis on important documents, like the Educational Project and the curriculum. After that process, a questionnaire was provided to graduated Music teachers through Google Forms. When analyzing the answers obtained from the questionnaire, it was possible to come with two groups of ideas, based on recurrent answers. During the investigation process in those groups, it was possible to understand that formative practices are related to conservative habitus, historically present in educational graduation courses, which strengthen what is beautiful, erudite and belonging to old-schooled Musical Education – that, then, becomes a tool to maintain the intellectual dominance of such artistic and aesthetic patterns. Even though such habitus is present and dominant, there are other movements being taken on the opposite direction, used as an escape valve, in which corporeal practices are done based on a creativity that defies the conservative standard present in graduation courses. Also, such movements purpose that future teachers will also become artists, based on their experiences in and out their habitus, being able to comprehend their own performances – usually stated by the methodologies as a neoliberal way to live as both teacher and artist. Eventually, this research contributes to a new thinking about Music teachers and the historical challenges they have been facing, especially on making Music accessible in regular elementary schools – which has been partially achieved, in really slow pace. An artist teacher and a teaching in music as art are possibilities highlighted in this course.;
Palavras-chave Professor de Música; Professor artista; Práticas formativas; Formação de professor; Music Teacher-Artist; Formative practices; Music; Teacher development;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11847;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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