metadataTrad.dc.contributor.author |
Almeida, Aline de; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Klein, Rejane Ramos; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/7794555709395113; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Educação de jovens e adultos e alfabetização como possibilidade de inclusão social da mulher; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão apresenta uma pesquisa que tem por objetivo compreender os efeitos da alfabetização sobre a inclusão social de um grupo de mulheres participantes de um projeto de alfabetização, desenvolvido na Comunidade da Ocupação do Justo, no município de São Leopoldo/RS. A temática relaciona-se à alfabetização na EJA, considerando questões de gênero e inclusão social. O grupo de mulheres constitui-se a partir de um projeto desenvolvido em parceria entre dois programas de ações sociais da Unisinos – Educas e Tecnosociais, e é apoiado pela Congregação Missionárias de Cristo Ressuscitado, que acompanha as mulheres em situação de vulnerabilidade social da comunidade, assim como as mulheres da Cooperativa Mundo Mais Limpo, onde a proposta do projeto nasceu. É um estudo que se aproxima da metodologia de pesquisa-ação por conta da convivência e da participação no processo educativo dessas mulheres. A metodologia do estudo foi construída a partir de entrevistas narrativas e registros de atividades realizadas com o grupo no decorrer do primeiro semestre do ano de 2017. Esse estudo permitiu entender o papel que a alfabetização cumpre na vida dessas mulheres propiciando o desenvolvimento da autonomia, emancipação e interação social. Foram utilizados autores como: Freire (1987; 2011); Prestes (2007); Soares (1999; 2003; 2004; 2012) e Schwartz (2010), e evidenciaram-se quatro unidades de análises: Alfabetização e relações de gênero: “[...] aprender mais e ter um conhecimento”; Aprender a ler e a escrever por meio das Interações Sociais; Alfabetização para o trabalho ou formação para a vida? E, Alfabetização para a emancipação das mulheres. Esta análise possibilitou compreender que o projeto de alfabetização pode contribuir para a inclusão social dessas mulheres de forma a oferecer-lhes condições para desenvolverem suas atividades com maior autonomia, independência e segurança. Assim como oportuniza um espaço de socialização, onde as interações sociais podem contribuir para uma aprendizagem significativa potencializada pela parceria e identidade cultural do grupo.; |
metadataTrad.dc.subject |
Alfabetização; EJA; Inclusão social; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2018-07-03; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12335; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Pedagogia; |