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Projetos na sociedade da aprendizagem na interface com o projeto de vida: o modelo da Escola da Escolha e suas implicações para a área educacional

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Autor Motta, Gabriela Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1221711245863203;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Projetos na sociedade da aprendizagem na interface com o projeto de vida: o modelo da Escola da Escolha e suas implicações para a área educacional;
Resumo O presente trabalho teve por objetivo compreender em que medida o projeto de vida se constitui enquanto materialidade dos deslizamentos operados na concepção da metodologia de projetos da Escola Nova que preconizam o aprender a aprender. Para tal, buscou-se conhecer os pressupostos educacionais colocados em circulação pela concepção de projeto de vida a partir da metodologia empregada pela Escola da Escolha, que consiste em um “modelo educacional [dito] inovador” idealizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), cujo foco da ação educativa reside no Jovem e na construção do seu Projeto de Vida. De acordo com o ICE ([2021?]), “Projeto de Vida é a solução central [...] para atribuir sentido e significado do projeto escolar na vida do estudante e levá-lo a projetar uma visão de si próprio no futuro, apoiado por todos que conjugam esforços, talentos e competências”. Os objetivos do estudo foram: dialogar sobre as concepções educacionais acerca dos projetos de ensino e aprendizagem (metodologia de projetos, projetos de trabalho, método de ensino de competências, aprendizagem baseada em projetos e projetos de aprendizagem); analisar os discursos sobre projeto de vida, observando em que medida se inscrevem na racionalidade neoliberal; e relacionar projeto de vida e o processo de ressignificação das concepções educacionais. O procedimento teórico-metodológico adotado consistiu na análise documental e no estudo de inspiração genealógica, por meio do qual pesquisas já realizadas por outros autores sobre projetos na área da educação e sobre projeto de vida foram tramados no referencial teórico, no sentido atribuído por Paul Veyne. A continuidade desta trama se deu no cruzamento do referencial teórico sobre projeto de vida com a análise dos discursos expressos por doze Cadernos Escola da Escolha para Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Coleção Completa da 2ª Edição – 2019). A partir disso, o estudo evidencia que os pressupostos educacionais mobilizados pela Escola da Escolha circulam por discussões acerca da Sociedade Pós-Industrial e do Conhecimento como Capital Humano; do Desenvolvimento de Competências e Habilidades; das Oportunidades de Aprendizagem e do Aprendizado ao Longo da Vida; do Sujeito Projetista de Si Mesmo; da Formação do Jovem Protagonista; e da Ênfase na Educação Socioemocional. Como principais resultados, destacam-se a capilarização do neoliberalismo no tecido social, ressignificando conceitos e autores caros à Educação; a noção de Projeto de Vida como forma de mobilização dos princípios empresariais e do empreendedorismo na área educacional, que busca sustentação na prerrogativa sobre a “capacidade de os sujeitos sonharem”; e a constante presentificação do futuro, que reinscreve a importância da Educação, fomenta a valorização da autorresponsabilidade pelo próprio destino e reposiciona continuamente os Projetos de Vida.;
Abstract This study aimed to understand the extent to which life project is constituted as the materiality of the shifts operated in the conception of the methodology of Escola Nova's projects, which advocate learning to learn. To this end, we sought to know the educational assumptions put into circulation by the conception of a life project based on the methodology used by School of Choice, which consists of an “innovative [so-called] educational model” idealized by the Institute of Co-Responsibility for Education (ICE), whose focus of educational action lies on the youth and the construction of their Life Project. According to ICE ([2021?]), “Life Project is the central solution [...] to assign meaning to the school project in students’ life and lead them to project a vision of themselves in the future, supported by all the ones who combine efforts, talents and skills”. The objectives of the study were: to discuss educational concepts about teaching and learning projects (project methodology, work projects, methods for teaching skills, project-based learning and learning projects); to analyze the discourses on life projects, observing the extent to which they are inscribed in neoliberal rationality; and to relate a life project and the process of reframing educational conceptions. The theoretical methodological procedure adopted consisted of document analysis and a study of genealogical inspiration, through which research already carried out by other authors on projects in the area of education and on life projects were framed in the theoretical framework, in the sense attributed by Paul Veyne. The continuity of these procedures took place at the crossing of the theoretical framework on a life project with the analysis of the discourses expressed by twelve School of Choice Notebooks for Early Years of Elementary Education (Complete Collection of the 2nd Edition – 2019). From this, the study shows that the educational assumptions mobilized by the School of Choice circulate through discussions about the Post-Industrial Society and Knowledge as Human Capital; Development of Competences and Skills; Learning Opportunities and Lifelong Learning; the Self-Designing Subject; the Training of the Young Protagonist; and Emphasis on Socio-Emotional Education. As main results, we highlight the capillarization of neoliberalism in society, giving a new meaning to central concepts and authors in Education; the notion of the Life Project as a way of mobilizing business principles and entrepreneurism in the educational area, which seeks support in the prerogative of “subjects' ability to dream”; and the constant presentation of the future, which reinscribes the importance of Education, encourages the appreciation of selfresponsibility for one's own destiny and continually repositions Life Projects.;
Palavras-chave Projetos; Educação; Escola da Escolha; Projeto de Vida; Racionalidade neoliberal; Projects; Education; School of Choice; Life Project; Neoliberal rationality;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-03-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12491;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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