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O olhar e o cinema: filosofia com crianças na escola e exercícios de subjetivação

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Autor Vier, Marcelo Felipe;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5101467853293189;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O olhar e o cinema: filosofia com crianças na escola e exercícios de subjetivação;
Resumo A Filosofia assim como o exercício filosófico na escola constantemente são vinculados a uma tradição que remonta à busca por conceitos que estabeleçam conhecimentos e verdades. Essa concepção está ligada sobretudo à modernidade, período em que o pensar e os saberes produzidos a partir do pensamento tendiam à racionalização e universalização. Nesse contexto, o filosofar passou a ser identificado como exercício racional, desvinculado, de certa forma, de outras possibilidades de construção da subjetivação, como o olhar e a imagem. Além disso, apesar do último século estar fortemente vinculado às imagens, como as produzidas pelo cinema, a filosofia e a própria escola ainda tenderam a pensá-las e vivenciá-las como entretenimento. Para problematizar tais questões, foi realizada uma arquegenealogia do olhar, bem como toda uma interrogação sobre a escola contemporânea e a relação com a imagem e a construção do olhar. A partir disso, buscou-se experimentar uma possibilidade do exercício de filosofia com crianças na composição com o cinema. Diante disso, esta pesquisa objetiva pensar a implicação da formação do olhar em uma sala de aula de Filosofia, em se tratando da constituição dos modos de subjetivação. Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: problematizar os sentidos do cuidado de si na construção da subjetivação, pensar a emergência da imagem como potência na educação contemporânea e reconhecer as contribuições dos programas e projetos de filosofia com crianças na educação para o cuidado de si. A metodologia proposta foi inspirada na genealogia da subjetivação a partir dos escritos de Nietzsche e Foucault, por meio da experimentação de oficinas que propuseram a conversação entre filosofia e cinema com alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre. A partir da experimentação realizada, a pesquisa aponta para a importância da formação do olhar na constituição do pensamento e da própria subjetivação na perspectiva do cuidado de si. Além disso, a imagem na contemporaneidade pode ser pensada como importante possibilidade para a educação na compreensão e problematização nas práticas em que emergem a constituição da subjetivação. Também apontam para a significativa contribuição do filosofar com crianças na escola como provocação para o cuidado de si dentro desse contexto. Conclui-se que o exercício do olhar na filosofia com crianças na escola em conversação com outras possibilidades de leitura e escrita, como o cinema, contribuem significativamente para a abertura do exercício do pensamento crítico e da oportunidade de cada um se pensar de outros modos.;
Abstract Philosophy as well as the philosophical exercise at school are constantly linked to a tradition that traces back the search for concepts that establish knowledges and truths. This conception is mainly linked to modernity, a time when thinking and knowledge produced from this thinking tend to rationalization and universalization. In this context, philosophize started being identified as a rational exercise, disconnected, somewhat from other possibilities of the construction of subjectivation, like look and image. Besides, despite the last century being strongly linked to images, as the ones produced by cinema, philosophy and school yet tended to think and experience them as entertainment. An arche-genealogy of the look was carried out in order to problematize such issues, as well as an entire question upon the contemporary school and the relation with image and the construction of look. From that, we aimed at experience the possibility of exercising philosophy with children in the composition with cinema. Therefore, this research aims at thinking the implication of the look formation in a Philosophy classroom, when it comes to the formation of the subjectivation manners. This main goal unfolds in the following specific ones: to problematize the meanings of selfcare in the construction of subjectivation, to think about the emergency of image as a strength in the contemporary education and recognize the contributions of philosophy programs and projects with children in the education for their selfcare. The methodology proposed was inspired by the genealogy of subjectivation from the writing records of Nietzsche and Foucault, by means of workshops experimentations which proposed the conversation between philosophy and cinema with students from the 9th year of the Elementary School of a private school in the metropolitan region of Porto Alegre. From the experimentation carried out, the research points out the importance of the look formation in the constitution of thinking and subjectivation in the perspective of selfcare. Besides that, the image in the contemporaneity can be thought as an important possibility fo education in the comprehension and problematization in the practices in which emerge the constitution of subjectivation. They also point at the significant contribution of philosophize with children at school as a trigger to the their selfcare within this context. We conclude that the exercise of the look in the philosophy with children at school in conversation with other possibilities of reading and writing, such as cinema, highly contribute to the opening of the critical thinking exercise and to the opportunity of each one thinking about himself in different ways.;
Palavras-chave Olhar; Escola; Cinema; Filosofia com crianças; Cuidado de si; Look; School; Philosophy with children; Selfcare;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-03-22;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12497;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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