RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os saberes ancestrais que circulam na escola do Quilombo Mata Cavalo/MT na perspectiva dos jovens do ensino médio

Mostrar registro simples

Autor Carvalho, Reginaldo Eugênio de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9296900298135232;
Orientador Weschenfelder, Viviane Inês;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6064352088824024;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os saberes ancestrais que circulam na escola do Quilombo Mata Cavalo/MT na perspectiva dos jovens do ensino médio;
Resumo Esta pesquisa aborda os saberes ancestrais na educação quilombola e analisa os sentidos que jovens do ensino médio atribuem aos saberes ancestrais trabalhados pela escola quilombola, mostrando como compreendem seu contexto e como constroem sua identidade enquanto sujeitos quilombolas. Com base nos referenciais da perspectiva decolonial, com os conceitos de interculturalidade e pedagogia decolonial, entende-se que os saberes ancestrais quilombolas são repassados dos mais velhos aos mais jovens. A escola quilombola precisa ter um olhar diferenciado para os jovens em relação aos seus saberes, pois os saberes desenvolvidos estão constituídos pela relação das populações tradicionais com o meio em que vivem. A pesquisa tem abordagem qualitativa com metodologia exploratória, descritiva e analítica. Os sujeitos da pesquisa são jovens quilombolas que frequentam a Escola Estadual Quilombola Professora Tereza Conceição de Arruda, no Quilombo Mata Cavalo, município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, na região centro-oeste do Brasil. Foi aplicado um questionário e realizadas duas rodas de conversa. Os resultados mostraram que os estudantes possuem consciência dos desafios enfrentados fora do quilombo e do fortalecimento que a comunidade oferece para o seu enfrentamento. Quanto às perspectivas dos jovens quilombolas em relação a si mesmos, ao seu contexto e ao projeto de vida, eles almejam cursar faculdade e voltar para colaborarem com a sua comunidade. Os saberes ancestrais são transmitidos aos jovens pela comunidade e fortemente trabalhados pela escola, dialogando com suas perspectivas de futuro. Os valores passados sobre a sua cultura e afrodescendência têm contribuído para a construção da decolonialidade.;
Abstract This research addresses ancestral knowledge in quilombola education and analyzes the meanings that high school students attribute to ancestral knowledge approached by the quilombola school, showing how they understand their context and how they build their identity as quilombola subjects. Based on references from the decolonial perspective, with the concepts of interculturality and decolonial pedagogy, it is understood that ancestral quilombola knowledge is passed on from the oldest to the youngest. The quilombola school needs to have a different look at young people in relation to their knowledge, as the knowledge developed is constituted by the relationship between traditional populations and the environment in which they live. The research has a qualitative approach with an exploratory, descriptive and analytical methodology. The research subjects are young quilombolas who attend the Quilombola State School Teacher Tereza Conceição de Arruda, in Quilombo Mata Cavalo, in the city of Nossa Senhora do Livramento, in the state of Mato Grosso, in the central-west region of Brazil. A questionnaire was applied and two conversation circles were held. The results showed that students are aware of the challenges faced outside the quilombo and the strength that the community offers to face them. As for the perspectives of young quilombolas in relation to themselves, their context and their life project, they aim to attend college and to come back to collaborate with their community. Ancestral knowledge are passed on to young people by the community and heavily approached by the school, in dialogue with their perspectives for the future. Past values about their afrodescendant culture have contributed to the construction of decoloniality.;
Palavras-chave Educação quilombola; Saberes quilombolas; Currículo; Jovens quilombolas; Quilombola education; Quilombola knowledge; Curriculum; Young quilombolas;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12498;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística