RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Não sou professora só de papel: interações, trocas e significados numa turma de crianças de 4 anos

Mostrar registro simples

Autor Fraga, Josiane dos Santos;
Orientador Redin, Marita Martins;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9233717211917711;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Não sou professora só de papel: interações, trocas e significados numa turma de crianças de 4 anos;
Resumo Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. O estudo foi realizado em uma escola de educação infantil no Município de Bom Princípio/RS, na turma Faixa etária 4 anos de idade e partiu de algumas inquietações que começaram a fazer com que eu repensasse a minha prática pedagógica, pois ao iniciar o ano letivo, comecei a perceber que a organização precisava ir além das paredes decoradas de E.V.A. e se construir um espaço que possibilitasse interações, trocas, e significados. Paredes onde retratassem o que estava acontecendo, demonstrando como estava ocorrendo nossas aprendizagens, fugindo dos modelos e recortes tradicionais. A pesquisa terá metodologia qualitativa, sendo de intervenção e uma pesquisa participante. Além de reorganizar este espaço, também buscou-se proporcionar interações diversificadas; na realização das atividades, teve-se como objetivo a experimentação, a vivência com novas alternativas, fugindo um pouco dos modelos tradicionais, porque para muitos professores só acontece aprendizagem se tiver registro no papel, caso contrário para estes a criança apenas brinca, sendo algo sem valor. Então, minha pesquisa busca contribuir para o processo formativo do professor de educação infantil.;
Palavras-chave Espaço; Material; Criança; Interações/Experiências;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12524;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística