Resumo |
Este trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações refletindo sobre a importância do incentivo à leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, propondo desafios metodológicos e literários para 15 alunos do 3º ano do ensino privado. Esses estudantes foram convidados a ler durante as aulas remotas no ano de 2020, visando à formação do hábito da leitura. Neste cenário, esta pesquisa pretende identificar e refletir sobre as práticas em torno do livro em sala de aula e como elas podem contribuir para a formação de alunos leitores distanciados da escola pelo contexto de pandemia. Para o alcance desse objetivo geral, conto com o apoio de autores como Solé (1998), Freire (2000), Cagliari (2009), Mochinski (2021), Curti e Wellichan (2021) que versam sobre a importância da prática incentivadora na formação de cidadãos leitores desde a mais tenra idade. São considerados dois desafios de leitura elaborados como estratégias de incentivo ao hábito da leitura durante o período de ensino remoto. Assim, após o convite a toda a turma para a adesão ao projeto com os desafios, os alunos receberam atividades personalizadas, que, dependendo das possibilidades de cada família, eram retiradas na escola, ou enviadas por WhatsApp, valendo-se de plataformas digitais como o Google Classroom. Foi possível perceber que, através da elaboração de práticas literárias como incentivadoras ao hábito da leitura, os alunos descobriram que é possível adquirir o prazer de ler e usufruir de seus benefícios e como o papel da família é importante para sua efetivação.; |