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Tornar-se professor(a): análise das práticas formativas do Programa Residência Pedagógica no curso de pedagogia

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Autor Saueressig, Gabriela;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5061570049797057;
Orientador Fabris, Eli Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Tornar-se professor(a): análise das práticas formativas do Programa Residência Pedagógica no curso de pedagogia;
Resumo Neste trabalho apresento um estudo sobre o Programa Residência Pedagógica, no Subprojeto Pedagogia-UNISINOS. Como objetivo principal, compreendo e analiso o processo de tornar-se professor(a) a partir das narrativas dos estudantes do curso de Pedagogia e a partir da experiência como residente nesse Programa. Problematizo o Programa Residência Pedagógica buscando entender como ele contribui para o processo de tornar-se professor(a), auxiliando, dessa forma, no processo de formação dos alunos que integram o Subprojeto Pedagogia-UNISINOS. O material empírico consta de 39 relatórios de alunos residentes que registraram sua atuação no subprojeto indicado, referentes aos anos de 2020 e 2021, englobando o período da pandemia de Covid-19 até a retomada parcial das atividades presenciais nas escolas. Os conceitos de formação, práticas formativas, subjetivação e experiência foram centrais para o desenvolvimento da pesquisa. Especificamente, foram utilizadas teorizações sobre o conceito de experiência, tornar-se professor, no intuito de compreender e analisar as narrativas dos alunos residentes que realizaram suas práticas docentes, na experiência como residentes. A partir da análise desses relatórios, foi possível mostrar que o Programa Residência Pedagógica pode contribuir de forma significativa na preparação desses futuros docentes, uma vez que desenvolve práticas pertinentes à formação docente, desde que sejam tomados alguns cuidados em sua execução e entendimento de formação de professores. Os resultados apontam para práticas formativas atravessadas pela pandemia e seus percalços, em que tanto professores como alunos não tinham domínio das tecnologias, nem condições de acesso que permitissem uma docência remota. Os residentes não atuaram desenvolvendo uma docência no sentido da relação pedagógica entre aluno e professor, na qual o professor é referência para o ensino e a formação. Os modos de ser docente foram ainda os de uma escola já criticada antes da pandemia, ou seja, com uso de folhas de atividades e desenhos prontos, atividades baseadas em “modelos” arraigados na tradição pedagógica escolarizada.;
Abstract In this work, a study on the Pedagogy Residency Program (Programa Residência Pedagógica), under the Pedagogy-Unisinos subproject, is considered. The main objective of this study is to understand and analyze the process of becoming a teacher from the students’ narratives of the Pedagogy course and through their experiences as a resident in this program. It was problematized how the Pedagogy Residency Program contributes to the process of becoming a teacher, thus helping in the training process of students of the Pedagogy-UNISINOS subproject. Based on 39 reports from resident students that recorded their performance in the inserted subproject, referring to the years 2020 and 2021 and encompassing the period of the Covid-19 Pandemic until the partial resumption of presential activities in schools, a survey was carried out on the concepts of academic formation, formation practices, subjectivization, and experience. Specifically, theories about the concept of experience and becoming a teacher were used to understand and analyze the narratives of resident students who had experience with teaching. From the analysis of these reports, it was possible to show that the Pedagogy Residency Program can significantly contribute to the preparation of these future teachers, as it develops practices relevant to the academic formation of these individuals, provided that some care is taken in its execution. The results point to training practices crossed by the pandemic and its mishaps, in which both teachers and students did not master technologies or access conditions that would allow remote teaching. Residents did not act by developing teaching in the desired sense of the pedagogical relationship between student and teacher where the teacher is a reference for teaching and training. The ways of being a teacher were still from a school model already criticized before the pandemic, i.e., activity sheets and ready-made drawings, activities based on “models” rooted in the traditional school-based pedagogical methods.;
Palavras-chave Experiência; Formação de professores; Pedagogia; Programa Residência Pedagógica; Coformação; Experience; Teaching academic formatio; Pedagogy; Pedagogy Residency Program; Confirmation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-03-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12616;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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